domingo 19 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Confraria da Dança apresenta peça 'Sem Fim' no Theatro Vasques nesta quinta-feira

De forma lúdica, montagem híbrida de dança e teatro convida o público para um passeio intergaláctico e aponta questões que aguçam a curiosidade de pessoas de todas as idades; entrada gratuita

24 abril 2024 - 17h37Por de Mogi

A premiada Confraria da Dança, de Campinas (SP), chega a Mogi das Cruzes com o espetáculo Sem Fim. A montagem, livre para todas as idades, convida a plateia para um divertido passeio pela imensidão do universo. As desafiadoras perguntas que sempre instigaram a humanidade, "quem somos?", "de onde viemos?", "para onde vamos?", pontuam a montagem com graça e encantamento. A apresentação será no dia 25 de abril, quinta, às 14h, no Theatro Vasques. A entrada é de graça.

Universo sem fim

Foi da leitura de um pequeno texto do poeta, ensaísta e filólogo italiano Giacomo Leopardi que Diane Ichimaru, da Confraria da Dança, teve a ideia de colocar em cena as questões filosóficas da existência. Tudo começou em 2007, e de lá para cá, a artista pesquisou e conceituou o que poderia, dentro da Filosofia, interessar a si e aos pequenos, já que é na infância que o humano se descobre parte de uma imensidão, de um universo infinito e essa constatação os enche de dúvidas e incertezas durante toda a vida.

O espetáculo Sem Fim, inédito em Mogi das Cruzes, é um híbrido: é dança, mas também é teatro, tem texto, mas tem movimentos, coreografia. O questionamento da frase "penso, logo existo" é o mote inicial de Sem Fim, que além de ter Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues em cena, conta com a exclusiva trilha musical de Rafael dos Santos, que mescla os gêneros erudito e antigo, acrescentando "pitadas" de música progressista, utilizando trompa, percussão, piano, viola, violino, contrabaixo e efeitos de sintetizadores.

Autora da dramaturgia, Diane Ichimaru revela que a partir dos questionamentos que assombram pessoas de todas as idades, "nos pusemos a brincar com nossos corpos para despertar a criançada a questionar, imaginar e recriar o universo ao redor".

O espetáculo foi contemplado pelo Edital ProAC 07/2023 da Secretaria da Cultura, Indústria e Economia Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Em Mogi das Cruzes, conta com a parceria da Prefeitura da cidade.

Sem Fim: 10 anos

O espetáculo completa 10 anos de criação e circulação. Tem em seu histórico premiações dos Editais ProAC 10/2012 da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo e pelo Prêmio Funarte Petrobras de dança Klauss Vianna 2012. A montagem já realizou quase 70 apresentações no país atendendo um público de mais de 13 mil pessoas.

"Esta circulação comemora os 10 anos de Sem Fim e se configura em mais uma possibilidade de trabalho da Confraria da Dança e seu incessante desejo de seguir dançando para alcançar novos públicos, ampliando assim os horizontes desta obra que já foi apreciada por várias gerações no decorrer dos seus anos de estrada", salienta Marcelo Rodrigues.

Para os artistas, a realização do Projeto Jornada Sem Fim é uma oportunidade de pesquisa e aprimoramento de uma marcante e longeva obra da Confraria da Dança, fortalecendo seu repertório ao longo de 28 anos de existência.

Confraria da Dança

Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues fundaram a Confraria da Dança em 1996, em Campinas/SP. Seus projetos direcionados à pesquisa de linguagem, criação e manutenção de espetáculos autorais acumulam premiações da FUNARTE/Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Cultura Inglesa, APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte, entre outros. A dupla promove parcerias com artistas das áreas da dança, teatro, música e artes plásticas, atividades diversificadas de formação e fruição artística que atingem público infantil, adulto e terceira idade, estudantes de arte em processo de formação e artistas profissionais em busca de aperfeiçoamento.

Serviço

Espetáculo Sem Fim

Quando: 25 de abril, quinta, 14h.

Onde: Theatro Vasques. Rua Doutor Corrêa, 515. Centro. Mogi das Cruzes. SP.

Entrada Gratuita

Ingressos disponíveis 30 minutos antes na bilheteria do teatro, respeitando o limite da capacidade da plateia. Para agendamento de grupos de alunos da Rede Pública de Ensino e Entidades Assistenciais, enviar mensagem no instagram @confraria.da.danca

Capacidade do teatro: 300 lugares/ Duração: 50 min/ Classificação: Livre