quinta 29 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
CONSCIÊNCIA NEGRA

Festival Kizomba Opereta une literatura, música e manifestações populares

Atividade propõe refletir e exaltar o melhor da cultura preta e periférica nos dias 19 e 20 deste mês

16 novembro 2022 - 14h40Por Da Reportagem Local

A Associação Cultural Opereta, de Poá-SP, realiza nos dias 19 e 20 de novembro, o Festival Kizomba Opereta e preparou uma programação diversificada para exaltar a cultura preta e periférica, nas mais várias vertentes e linguagens artísticas. A atividade é gratuita e a classificação indicativa é Livre.

A programação do Kizomba começa no sábado, dia 19, a partir das 9 horas, no Espaço Cultural Opereta com uma atividade sobre literatura negra e a arte-educadora Patty Nascimento fará uma contação de histórias na Biblioteca Comunitária.

Na sequência, os professores Hélio Rosa de Miranda e Anderson Borges mediam uma roda de conversa sobre o Ensino da Cultura Afro-brasileira: desafios e panorama atual, a partir das 10 horas.

As atividades infantis continuam às 14 horas na Biblioteca, às 16 horas será a apresentação do espetáculo "Contos Africanos", do Núcleo Teatral Opereta e às 19 horas, Jhony Uriel e Mariana França coordenam a atividade "Cinema Negro", o que conclui as atividades do dia.

No domingo, dia 20, data dedicada ao Dia da Consciência Negra, o Festival Kizomba começa às 13 horas, com a animação da Roda de Bambas, da cantora Wal Serra com a presença do Samba do Sino. Durante a roda haverá almoço com feijoada e os convites podem ser adquiridos antecipadamente. A atriz Heline Albano também participa da roda e trará algumas poesias nos intervalos das músicas. 

Às 15 horas, o rap rola solto com a presença de Mano Rodolfo. Às 15h30, a dupla Yago Luna e Juliana Orthz se apresenta ao público e às 16 horas, a verdadeira Kizomba acontece chamando todos para celebrar a cultura popular com o melhor do côco de roda, jongo e ciranda, o que encerra o festival.

O Espaço Cultural Opereta é localizado na região central, próximo à estação Poá da CPTM e possui ambiente rústico e muito procurado pelo público de artistas, coletivos e produtores culturais da região do Alto Tietê. Com capacidade para 70 pessoas, oferece infraestrutura básica de som e luz para apresentações de shows, peças teatrais, bar e área externa de convivência.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também