terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Jornalista mogiana lança livro sobre comunicação governamental

Livro da jornalista Silmara Helena vai ser lançado no sábado (5), no Casarão da Mariquinha, em Mogi

30 julho 2017 - 11h16Por Marília Campos - De Suzano
A jornalista mogiana Silmara Helena Pereira de Paula lançará o livro "Comunicação Pública Governamental: aprender para transformar" no sábado (5), às 18 horas, no Casarão da Mariquinha, em Mogi das Cruzes. A obra visa à difusão dos conhecimentos sobre o tema, adquiridos durante um trabalho realizado na pós-graduação em Docência no Ensino Superior, concluído em 2015.
 
Silmara explica que o objetivo do projeto é viabilizar o ensino da Comunicação Pública Governamental nas faculdades de Jornalismo. "A defesa do livro é que as faculdades prepararem melhor os alunos para a comunicação no serviço público. Esta é uma área promissora no jornalismo, muita gente entra (para trabalhar nas assessorias) sem saber o conceito de comunicação pública, que é uma área relativamente nova porque surgiu nos anos 1980". 
 
A obra de 62 páginas traz levantamentos interessantes sobre a ascendência dos jornalistas na comunicação pública. "Um estudo de 2012 aponta que 40% dos jornalistas atuavam em assessorias, dos quais 1/3 eram empregados em empresas ou órgãos públicos. Isso demonstra como a área cresceu e o tema não é discutido com os alunos das faculdades". A autora pesquisou nas grades curriculares de Jornalismo das principais universidades públicas para embasar o trabalho e ainda elaborou uma enquete com colegas de profissão, atuantes em assessoria de órgãos públicos. "90% dos entrevistados não viram sobre o tema na faculdade". 
Silmara atenta à importância do serviço prestado nas assessorias. "Além de visar o atendimento à imprensa e a promoção de um gestor, o trabalho deve ser focado no cidadão e na democratização da informação, fazendo com que a população seja participativa". 
 
O livro conta com o prefácio de Jorge Duarte, doutor em comunicação. "Eu o conheci durante um curso na USP, logo que comecei a trabalhar com comunicação pública procurei o curso pois senti muita dificuldade. Acredito que hoje, os profissionais e professores de comunicação sentem a mesma dificuldade em encontrar conteúdo referencial sobre comunicação pública. De certa forma, o livro contribui com a acessibilidade a este tipo de material", diz. "Todo conhecimento deve gerar algo positivo. Para transformar a comunicação pública, seja na prefeitura, na câmara, ou outro órgão, é preciso aprender", finaliza. 
 
A autora
Silmara Helena se formou em Jornalismo em 1995, pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atua na área há 23 anos e dedica-se exclusivamente à comunicação pública desde 2003. Passou por experiências na assessoria da Assembleia Legislativa e exerceu funções nas secretarias de comunicação de Suzano e São José dos Campos. 
 
Há três anos assumiu um cargo público na Câmara municipal de Arujá. O lançamento do livro "Comunicação Pública Governamental: aprender para transformar" faz parte de um projeto independente com assessoria de produção de Gilberto Yoshinaga.