domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Repasses atrasados

06 setembro 2025 - 05h00Por editoracao

A Prefeitura de Suzano confirmou, por meio de entrevista com o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, o atraso no repasse de verbas federais para obras públicas na cidade. O episódio, com certeza, preocupa. Simplesmente porque provoca atraso nas obras, paralisações e redução do ritmo dos serviços. 
A Prefeitura está em busca de tentar resolver o problema. Fez sua parte em relação às parcerias financeiras. Ou seja, o montante dos convênios que cabe à Prefeitura foi cumprido.
É importante que o governo federal venha se atentar ao problema ou que, ao menos, possa garantir uma justificativa importante para os atrasos.
Segundo entrevista concedida ao DS, pelo secretário Samuel Oliveira, o atraso nos repasses por parte do Governo Federal paralisou diversas obras em Suzano, especialmente o prolongamento da Avenida Senador Roberto Simonsen, que deve ter seus trabalhos retomados no mês de outubro deste ano. Segundo ele, o prolongamento da Roberto Simonsen, por exemplo, é uma iniciativa da Prefeitura juntamente com o Governo Federal. 
As obras tiveram avanço importante no ano passado. Neste ano, a Prefeitura retomou os serviços que estavam atrasados por conta da falta de repasses do Governo Federal. 
Mas houve novos problemas. É importante frisar que a parte mais pesada da obra, que é toda a infraestrutura de drenagem, está praticamente concluída, segundo a Prefeitura.
A obra, que tinha prazo para ser finalizada no fim deste ano, teve sua data de entrega adiada para o início de 2026. De acordo com o secretário, o trabalho deve ser finalizado e entregue para o aniversário da cidade, em abril.
Atualmente, a cidade conta com cerca de 30 obras em andamento, com algumas delas ainda paralisadas por falta de repasses, assim como a ampliação da Avenida Senador Roberto Simonsen. O secretário cita quais são.
Nesse sentido, os serviços públicos, do que cabem à Prefeitura, prosseguem. Mas é importante que o governo federal possa cumprir a parte no que lhe cabe ao convênio.
Há obras, por exemplo, no Jardim Nazaré que é no mesmo sentido. 
A Prefeitura de Suzano aguarda ainda repasse para a Avenida Jorge Bei Maluf, que tem a questão da duplicação perto da Avenida das Orquídeas. A Avenida Guilherme Garijo, que alguns conhecem como Estrada da Pedreira, também parou. 
É importante que, neste momento, o governo federal seja cobrado para que cumpra sua parte nos convênios fechados com o município.