300 vagas de estacionamento de idosos estão entre as cidades da região - (Foto: Isabela Oliveira/DS)Ao todo são 300 vagas de idosos distribuídas em cinco cidades da região do Alto Tietê. Para utilização das vagas às pessoas, de 60 anos ou mais, deve portar a credencial de estacionamento.
O DS fez um levantamento com as Prefeituras, cinco das dez cidades da região possuem no total 300 vagas de idosos. Foram contabilizados Mogi das cruzes, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá.
Dados são referentes a Mogi das cruzes, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá.
São 79 vagas de estacionamento exclusivas para idosos na área de estacionamento controlado (Zona Azul), espalhadas por Mogi das Cruzes. Há vagas distribuídas na região Central e nos bairros da cidade, seguindo os interesses dessas populações.
Para utilizar estas vagas, é obrigatório a utilizar a credencial que dá o direito ao estacionamento, não há limite no tempo de permanência
Nas vagas de Zona Azul, é necessário fazer o pagamento da tarifa. O tempo de permanência está condicionado ao serviço de estacionamento controlado, podendo variar de 30 minutos a 2 horas.
Há 96 vagas de estacionamento de Zona Azul demarcadas em várias vias públicas da região central de Suzano, destinadas às pessoas com 60 anos ou mais. Para a utilização delas, no período de uma hora, é necessário ter uma credencial específica que precisa ficar sobre o painel do veículo.
Para solicitar, o interessado deve apresentar na sede da pasta (rua Dr. José Corrêa Gonçalves, 152 – Centro), em dias úteis, das 8 às 17 horas, ou enviar digitalizados para o e-mail smtmu@suzano.sp.gov.br os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência.
Após esta etapa, tem que aguardar a avaliação do pedido e a emissão e a entrega da credencial.
O prazo médio é de uma semana. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4746-1166.
Na maioria dos municípios é preciso solicitar credencial
Na maioria das cidades para solicitar a credencial deve comparecer à unidade de atendimento do Departamento de Transporte e Mobilidade Urbana, com os seguintes documentos: Carteira Nacional de Habilitação (CNH) original e cópia simples; comprovante de endereço em nome do idoso.
Em Poá está localizada na Rua Visconde do Rio Branco, 55 – Jardim Santa Cruz. O atendimento é de segunda a sexta-feira – das 8 às 17 horas telefone para contato através do (11) 4638-3755.
São aproximadamente 35 vagas de estacionamento para idosos, em Itaquaquecetuba, que estão localizadas no centro expandido do município: ruas Dom Pedro Segundo e João Vagnotti, avenidas Capitão José Leite e Emancipação e na praça Padre João Álvares.
A Secretaria de Transportes, informa que disponibiliza gratuitamente o cartão de estacionamento de idoso. Para isso, o benefício deve ser solicitado na rua Cabrália Paulista, 75 – Estação.
Deve ser apresentado comprovante de endereço do município e cópia do documento de identificação para comprovação da idade.
São oferecidas também as vagas rotativas, por meio da Zona Azul, com limite de 2 horas na permanência.
Em Arujá, tem 90 vagas de idosos localizadas nas vias da região Central do município, próximas a prédios públicos e escolas, não há tempo estipulado para a permanência na vaga.
Para utilizar o idoso deve portar a Credencial criada pela Resolução nº 303/2008 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, deixando em local visível do veículo.
Nos locais em que funciona o Estacionamento Rotativo, o limite de permanência das vagas é de 2 horas. Para o consultor de Mobilidade Urbana Nobuo Aoki Xiol, estas vagas são importantes porque os idosos têm uma maior dificuldade de locomoção e precisam ter acesso mais fácil aos estabelecimentos. “Envolve acessibilidade, tem que estar localizada nas portas de entrada e facilitar a locomoção”, afirma.
Sobre a possibilidade de haver um tempo maior para a utilização das vagas, explica que há poucas vagas espalhadas nas cidades que dão este acesso, as vagas são rotativas, principalmente as que estão localizadas na zona azul. “São regulamentadas por uma lei federal a obrigatoriedade de ser rotativa, para que mais pessoas tenha acesso a elas”, conclui
Em Poá, às vagas destinadas ao estacionamento exclusivo dos veículos conduzidos por pessoas idosas (com 60 anos ou mais) ou que as transportem, podem ser usufruídas desse direito portando do Cartão Idoso conforme Lei Federal nº 10.741 de 2008 que estabelece a obrigatoriedade de se destinar 5% das vagas (em ruas ou locais privados, como estacionamento de shoppings).
É feita a fiscalização do uso correto nestas vagas das 9h às 19h em dias úteis e, aos sábados, das 9h às 13h, variando entre uma e duas horas de permanência.









