Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 03 de dezembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 02/12/2020
GrupoIndy
ESTELAR IMÓVEIS
Sec de Governo - Educação Kit de Atividades 02 - Dezembro
Sec de Governo - Educação Kit de Atividades - Dezembro

51,3% dos cursos da região ficam abaixo do nível satisfatório

23 DEZ 2015 - 07h00

 A região do Alto Tietê teve 37 cursos de oito instituições de Ensino Superior avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em 2014. Destes, 51,3%, ou seja, 19 dos cursos obtiveram desempenho considerado insatisfatório pelo Ministério da Educação (MEC), ficando com nota um ou dois, sendo cinco a nota máxima. Os resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Inep).

Cinco instituições de Mogi das Cruzes foram avaliadas. As faculdades de Tecnologia de Mogi das Cruzes (Fatec), de Filosofia e Teologia Paulo VI, e do Clube Náutico Mogiano tiveram apenas um curso avaliado, e todos obtiveram nota satisfatória. Sendo, respectivamente, os cursos de tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas; bacharelado em Filosofia; e licenciatura em Educação Física. Os dois primeiros com conceito três e o último com conceito quatro.

As universidades de Mogi das Cruzes (UMC) e Braz Cubas (UBC) também estavam na avaliação do ministério. A UMC teve 14 cursos avaliados e nove ficaram com conceito abaixo do nível aceitável, entre um e dois. Ou seja, 64,28% dos módulos avaliados. Dentre os cursos piores avaliados estão os de tecnologia em Gestão da Produção Industrial, e em Redes de Computadores, além da Engenharia Civil. Cada um obteve conceito um do Enade.

Já na UBC, dos 12 cursos avaliados da instituição, oito ficaram abaixo do aceitável, ou seja, 66,66%. O pior, com conceito um, foi o bacharelado em Ciências Biológicas.

Outras cidades com instituições avaliadas foram Suzano, com a Faculdade Unida de Suzano (Unisuz). Seis cursos foram analisados e apenas o de Sistemas de Informação, não alcançou o nível aceitável, ficando com conceito dois.

O curso de Pedagogia da Faculdade de Arujá (FAR) também foi avaliado e obteve nota quatro. A unidade de Itaquaquecetuba da Universidade de Guarulhos (UNG) teve dois cursos avaliados e o bacharelado de Ciência da Computação não se saiu muito bem, ficando apenas com conceito um.

O conceito Enade é o principal indicador do Índice Geral de Cursos (ICG). Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, as universidades e faculdades precisam tirar notas entre três e cinco, sendo esse último a nota máxima da avaliação.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias