Teve início nesta segunda-feira (5) o primeiro ciclo de 2026 do programa Caminho da Capacitação, do Fundo Social de São Paulo, com a oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional em três cidades do Alto Tietê. Nesta fase, as carretas-escola estacionaram em Arujá, Biritiba Mirim e Guararema, oferecendo formação teórica e prática voltada à ampliação das oportunidades de trabalho e renda.
As unidades móveis estão instaladas em pontos estratégicos das cidades, com cursos distribuídos nos períodos da manhã, tarde e noite. As formações abrangem as áreas pet, tecnologia e gastronomia.
As capacitações são destinadas prioritariamente a pessoas maiores de 18 anos em situação de vulnerabilidade social, inscritos no CadÚnico, desempregados e mulheres chefes de família. Algumas formações também atendem jovens a partir de 16 anos. Todos os participantes recebem certificado oficial ao concluir os cursos.
Confira os locais e cursos deste ciclo:
Arujá
Endereço: Praça da Juventude – Rua Kondo, nº 400 – Bairro Mirante
Banho e Tosa – Porte Pequeno (manhã e tarde)
Banho e Tosa – Porte Médio (noite)
Biritiba Mirim
Endereço: Avenida Ferdinando Jungers, 35 – Centro
Criação de Jogos e Aplicativos Digitais – Iniciante (manhã, tarde e noite)
Guararema
Unidade Pet
Endereço: Alameda Vereador Paniagua, s/nº – Nogueira
Banho e Tosa – Porte Pequeno (manhã e tarde)
Banho e Tosa – Porte Médio (noite)
Unidade Tecnologia
Endereço: Alameda Vereador Paniagua, s/nº – Nogueira
Criação de Jogos e Aplicativos Digitais – Iniciante (manhã e tarde)
Criação de Jogos e Aplicativos Digitais – Intermediário (noite)
Sobre o programa
O Caminho da Capacitação integra o Superação SP, programa do Governo do Estado voltado ao fortalecimento da autonomia financeira e ao enfrentamento da pobreza. Desde o lançamento, a iniciativa já percorreu 161 municípios paulistas e qualificou mais de 8 mil pessoas, ampliando o acesso à capacitação profissional e criando oportunidades de trabalho e empreendedorismo.
As carretas-escola contam com climatização, internet e estrutura completa, adequada às necessidades de cada curso. As aulas são ministradas por profissionais do Centro Paula Souza, garantindo formação técnica e certificação oficial aos participantes.



Unidades móveis estão instaladas em pontos estratégicos das cidades, com cursos distribuídos nos períodos da manhã, tarde e noite - (Foto: Divulgação/Governo de SP)




