ATUALIZADO EM 29/09/2024 ÀS 11H15
A Justiça Eleitoral determinou à campanha da prefeita de Poá, Flávia Verdugo (PL), a retirada de postagens contra o candidato Saulo Souza (PP) das redes sociais em até 24 horas. A decisão é da juíza Vanessa Christie Enande.
A sentença determina a retirada dos vídeos, sob pena de multa diária, e a publicação de um direito de resposta em até 48 horas.
O DS obteve acesso ao documento. De acordo com a decisão, em uma das postagens, a candidata do PL alega que o adversário “foi demitido do Metrô por fraude” e na sequência alegou que o concorrente “armou um esquema criminoso para fraudar o cartão de ponto do metrô porque não queria trabalhar mais".
Para a magistrada, as publicações contêm “conteúdo ofensivo à pessoa do candidato, extrapolando o limite da liberdade de expressão, ao pontuar ofensa a honra do candidato impondo-lhe a autoria de esquema criminoso de fraude”. A juíza ainda garantiu um direito de resposta ao candidato do Progressistas.
Posição de Flávia Verdugo
Em nota, a equipe da candidata Flávia Verdugo informou que respeita a decisão da Justiça Eleitoral e que ela faz parte do sistema democrático. A nota ressalta, porém, que a decisão diz respeito a alguns termos utilizados na propaganda e não "ao conteúdo todo".
"Conforme solicitado, os links das publicações serão retirados e o conteúdo será reeditado para atender às recomendações da justiça. O tema abordado no conteúdo original permanece, respeitando a verdade dos fatos. Vale ressaltar que a decisão judicial não questiona a ocorrência da alteração no cartão de ponto e a consequente demissão por justa causa do candidato Saulo Souza do Metrô", diz a nota da assessoria.
E finaliza afirmando que será retirado para as devidas alterações, e republicada após as mudanças, "mantendo o compromisso com a verdade e a seriedade da campanha".