domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Monsenhor Dorival será homenageado pela Câmara de Mogi por seus 40 anos de sacerdócio

Sessão solene acontece no dia 28 de maio, às 19h30, na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes

22 maio 2025 - 15h19Por Da Reportagem Local

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizará uma sessão solene no dia 28 de maio, às 19h30, para conceder o Diploma de Honra ao Mérito ao Reverendíssimo Monsenhor Dorival Aparecido de Moraes, em reconhecimento aos seus 40 anos de dedicação ao sacerdócio e aos relevantes serviços prestados à comunidade católica da cidade e do Alto Tietê. A iniciativa da homenagem é do vereador Johnross (PRD), que destacou a importância do monsenhor para a comunidade mogiana e sua trajetória religiosa.

A Celebração Eucarística do Jubileu de Esmeralda vai ser realizada no dia 2 de junho, às 19h, na Catedral de Santana presidida pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer concelebrada pelo Bispo Diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini, e outros bispos e sacerdotes. 

Natural de Taubaté (SP), Monsenhor Dorival nasceu em 22 de março de 1954. Foi ordenado diácono em 20 de janeiro de 1985, na Paróquia São Sebastião, em Suzano (SP), e presbítero em 2 de junho do mesmo ano, pelas mãos de Dom Emílio Pignoli. Ao longo de sua jornada, atuou como pároco em diversas paróquias, incluindo a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Poá, e o Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Mogi das Cruzes. Desde 2021, é pároco e cura da Catedral Diocesana de Sant’Ana, onde tem conduzido um intenso trabalho de restauração do templo e promovido uma evangelização acolhedora e ativa. Em 2000, ele recebeu o Título de Cidadão Mogiano, uma das maiores honrarias que a cidade entrega às pessoas que fazem o bem pela população.

Em 2 de fevereiro de 2024, recebeu o título de Monsenhor Capelão de Sua Santidade, concedido pelo Papa Francisco, a pedido do Bispo Diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini, em reconhecimento à sua dedicação ao sacerdócio e aos relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus.

Um dos momentos mais marcantes de seu ministério é a Missa de Nossa Senhora Rosa Mística, realizada todo dia 15 de cada mês, há 35 anos. Essa celebração reúne milhares de fiéis do Alto Tietê e se destaca pelo impacto social, com toneladas de mantimentos doados e distribuídos a instituições e pessoas assistidas por elas.

Além de suas funções paroquiais, Monsenhor Dorival é autor de três livros: “Quando Deus Decide Falar”, “A Bíblia do Dízimo” e “O Dízimo e as Ofertas”. Também gravou dois CDs musicais: “2000 Anos com Maria” e “Maria da Paz, Rumo ao Novo Milênio”.

“Quero agradecer a Deus, a Diocese que me acolheu e ao povo de Deus a quem eu sirvo amando e amo servindo. E convido a todos para participar deste momento especial de fé, gratidão e celebração”, ressaltou o Monsenhor Dorival.

Deixe seu Comentário

Leia Também