Há exatos 19 anos (quase 20 anos) uma suposta imagem de Nossa Senhora da Aparecida aparecia em uma janela de uma casa em Ferraz de Vasconcelos. Mesmo após tanto tempo, o local ainda atrai fiéis, na Rua Antônio Bernardino Corrêa, no Jardim Juliana.
A vida de quem vive ao redor não foi a mesma desde então. O episódio ficou marcado por “santa da janela” e ocorreu no dia 14 de julho de 2002, quando moradores do bairro identificaram a imagem em uma vidraça. A partir de então, fiéis de todos os lugares do país passaram a frequentar o loca. Todo dia 14 de julho ocorre uma missa em alusão ao aparecimento da imagem. O número de pessoas era tão grande, que às vezes era necessário fechar a rua para evitar a passagem de carros na via.
O DS voltou ao local na manhã da última terça-feira (25). Fiéis ainda passam pela residência e fazem a reza do terço.
José Carlos Ferraz lembra perfeitamente do episódio e também confirma informação de que alguns fiéis passam para rezar no local. No entanto, se comparado na ocasião, o número é bem menor, segundo o morador. Na época, estimativas apontaram que em torno de 50 mil pessoas visitaram a aparição. “As mesmas pessoas rezam aí às vezes. De vez em quando tem missa. Não é tão alto igual antes, mas ainda aparece fiéis aí”, disse José.
Na época, especialistas avaliaram e concluíram que a mancha é causada por conta de um armazenamento inadequado do vidro. Mesmo assim, muitos acreditam em uma “benção”. Quem não duvida disso é Antonio Gimenes. “Acredito sim. Eu frequentava muito igreja evangélica, mas parei um pouco. Não sou descrente de religião alguma”, explicou.
“Eles colocaram regras. Tinha bastante movimento, às vezes tem missa. Acredito que a imagem ainda esteja lá”, complementou Gimenes.




Quase 19 anos depois, ‘santa da janela’ ainda atrai fiéis em Ferraz - (Foto: Regiane Bento/DS)




