sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Teatros retomam atividades presenciais de forma gradual

No Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, em Suzano, as atividades presenciais foram retomadas em outubro

28 novembro 2021 - 16h16Por Matheus Cruz - da Região
Os espetáculos presenciais estão sendo retomados de forma gradual nos teatros municipais do Alto Tietê. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, as apresentações voltam aos poucos ao formato original, com o comprometimento de que os protocolos sanitários entre público, artistas e profissionais sejam seguidos.
 
No Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, em Suzano, as atividades presenciais foram retomadas em outubro. O local recebe espetáculos de teatro, música e dança e outras atividades de acordo com as programações definidas pela Secretaria Municipal de Cultura.
 
Localizado na Rua General Francisco Glicério, no Centro, o teatro conta com uma área de 1.053 metros quadrados e capacidade para 328 espectadores em plateia única, com bar-café e bilheteria. Há ainda uma sala de ensaio de 84 metros quadrados e três salas independentes de apoio à Orquestra Jovem de Suzano, programa de formação musical da administração municipal.
 
Cenário parecido em Mogi das Cruzes, que conta com o clássico Theatro Vasques, inaugurado há quase 120 anos, em 1902. Situado no Centro Histórico da cidade, na rua Dr. Corrêa, 515, o local tem 303 assentos no total.
 
Por lá, as apresentações voltaram a ocorrer gradativamente a partir de julho, com restrição na ocupação total. De acordo com a Prefeitura, a expectativa é que a partir desta semana ele volte a operar em sua capacidade total.
 
No Teatro Municipal Turíbio Ruiz, localizado em Poá, as atividades presenciais retornaram nesta semana com a exposição Consciência Negra, que está aberta ao público até o próximo dia 30 de novembro, das 9 às 17 horas (com exceção dos dias 27 e 28/11).
 
Demais cidades
 
As demais cidades da região não possuem teatros municipais. 
 
É o caso de Itaquaquecetuba, Santa Isabel, Salesópolis e Arujá. Apesar disso, os municípios usam outros aparelhos culturais para receber espetáculos.
 
Em Salesópolis, os espaços que geralmente recebem espetáculos são o Centro Esportivo e Recreativo Expedicionário Benedito da Fonseca e o palco da Praça Padre João Menendes.
Arujá também não possui Teatro Municipal. A administração informou ao DS que a construção é um plano de governo que pretende ser realizado. Para receber apresentações, são utilizados outros equipamentos, como a casa de cultura e espaços municipais como a biblioteca, auditório, caminhão palco, dentre outros.
 
Em Itaquá, as apresentações ocorrem no espaço da própria Secretaria de Cultura por se tratar de um local amplo. As atividades presenciais estão sendo retomadas de forma gradual, seguindo o Plano SP.
 
Até o fechamento desta reportagem, as prefeituras de Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Biritiba Mirim não retornaram o contato feito pelo DS.

Deixe seu Comentário

Leia Também