Desenvolvido pela Empresa de Informática do Governo do Estado de São Paulo (Prodesp), o aplicativo Poupatempo Digital agora permite ter acesso à carteira de vacinação digital. Os usuários dos sistemas operacionais Android e iOS em todo o Alto Tietê podem acessar o app pelas respectivas lojas no celular.
Além da funcionalidade, o app também disponibiliza um lembrete para as pessoas que precisam receber a segunda dose da vacina. A ideia é facilitar principalmente a imunização do público mais jovem, que usa com mais frequência o celular.
“Em um mundo cada vez mais digital, não faz sentido exigir que o cidadão ande com a carteirinha de papel em mãos. Por isso, o aplicativo do Poupatempo permite que o usuário não apenas tenha sua carteira digital no celular, como também que ela possa ser validada, através de um QR Code, que emite o certificado de autenticidade desse documento”, afirma Murilo Macedo, diretor da Prodesp – que administra o Poupatempo em todo o Estado.
O aplicativo foi lançado em 2020 e possui mais de 4 milhões de downloads. Já o novo recurso, registrou mais de um milhão de acessos entre janeiro e julho deste ano, de acordo com a Prodesp. A ferramenta conta ainda com 120 serviços online realizados por diversos órgãos.
A carteira digital possui as mesmas informações do que a de papel - entregue no ato da vacinação. Ela permite, ainda, o cadastro no www.vacinaja.sp.gov.br, agilizando o processo e evitando filas nas unidades de saúde na hora da imunização. Para a segunda dose, o app também serve como um comprovante da aplicação inicial.
“A atualização do aplicativo - que passa a contar com a possibilidade de configuração de lembrete e fácil consulta da data da segunda dose - coincide com a imunização das faixas etárias de jovens e adolescentes, que praticamente já nasceram com o celular na mão. Por meio do app Poupatempo Digital, o cidadão pode obter ainda a versão digital da Carteira de Vacinação, de forma prática”, explica André Arruda, presidente da Prodesp.




Aplicativo com carteira de vacinação está disponível na região - (Foto: Divulgação)




