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Jornal Diário de Suzano - 13/12/2025
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Cidades

Atendimentos na Ouvidoria de Suzano crescem 10,80% neste ano

Controlador geral do município, Sadao Sakai, destacou que a Ouvidoria Municipal está à disposição dos cidadãos

12 dezembro 2021 - 10h00Por Lucas Lima - de Suzano
O número de atendimentos na Ouvidoria de Suzano aumentou 10,80% de janeiro a novembro de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. De 3.610 serviços saltou para 4.000. Os dados são da Controladoria Geral do Município.
 
No ano anterior, dos 3.610 atendimentos realizados, 1.561 foram solicitações, 1.077 reclamações, 736 denúncias, 161 orientações, 38 sugestões e 37 elogios. Já os 4 mil atendimentos deste ano foram divididos em 1.743 solicitações, 1.118 reclamações, 848 denúncias, 121 orientações, 86 elogios, além de 84 sugestões.
 
O controlador geral do município, Sadao Sakai, destacou que a Ouvidoria Municipal está à disposição dos cidadãos. “Somos o elo entre o usuário do serviço e a administração pública e auxiliando em todas as demandas, reclamações, sugestões, denúncias, solicitações e elogios”, disse.
 
De acordo com a Controladoria Geral do Município, os principais assuntos tratados são poda/supressão de árvore; atendimento insatisfatório/serviço irregular; fiscalização da Vigilância Sanitária; fiscalização de estabelecimentos comerciais e empresas; notificação para limpeza de terreno; manutenção em via/área pública; maus tratos a animais; orientação/informação; construção irregular; e falta/demora no atendimento.
 
O órgão informou que após acolher a demanda, a equipe avalia o conteúdo. Se necessário, faz a reclassificação do tipo de manifestação. Em seguida, é encaminhada para a secretaria responsável pelo assunto ou para entidades vinculadas direta ou indiretamente com o município.
 
Em caso de sugestão, a Ouvidoria faz uma análise prévia da proposta e, a partir daí, estabelece uma frente de contato com a área responsável pelo assunto com o objetivo de viabilizar as possibilidades de implantá-la.
 
No caso de reclamação ou solicitação, a Ouvidoria deve, em conjunto com a área competente, oferecer uma solução ou informar o usuário do serviço o motivo de não ser possível atendê-la.
 
Quanto a uma denúncia, a equipe faz uma análise inicial para verificar se existem elementos mínimos que possam indicar suspeitas de uso irregular de recursos ou conduta indevida de um agente público direto ou indireto. Caso haja esses indícios, o levantamento é encaminhado aos órgãos de controle interno ou externo e a Ouvidoria informa o cidadão.
 
Atualmente, oito servidores municipais atuam na Ouvidoria de Suzano.
 
Os atendimentos da Ouvidoria de Suzano são feitos presencialmente, por telefone, por aplicativo, e-mail e por site. Presencialmente é realizado na Rua Baruel, 126, no Centro, em dias úteis, das 8 às 16 horas. Já por telefone os números são 0800 774 2007, 156 e (11) 4743-1796, em dias úteis, das 8 às 16 horas. O aplicativo para celular é o Cidadão Online. Outra opção é o e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br. Além disso, tem também o próprio site da Prefeitura, o www.suzano.sp.gov.br/web/controladoria.

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