As bilheterias das 12 estações que atendem o Alto Tietê, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, serão fechadas até o fim deste ano. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4) pela Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado. A partir do ano que vem, a compra dos bilhetes será feita por meio de aplicativo de celular ou nas máquinas de autoatendimento.
De acordo com o governo do Estado, a medida será tomada para redução de custos. A expectativa da Secretaria de Transportes Metropolitanos é de que o fechamento das bilheterias gere uma economia de R$ 100 milhões por ano. Já os funcionários das bilheterias serão realocados em outras funções.
No final de 2020, a pasta lançou o bilhete unitário digital para ser usado nas estações do Metrô de São Paulo e da CPTM. Nomeado de “TOP”, o bilhete funciona por meio de QR Code em aplicativo de celular ou pode ser impresso em máquinas de autoatendimento. O valor da passagem segue o mesmo do Bilhete Único: R$ 4,40.
Em coletiva de imprensa na tarde de segunda-feira (4), o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy disse que o Estado quer melhorar a relação entre os passageiros e o sistema de transporte. “Fizemos testes e queremos melhorar todo o sistema. Os passageiros poderão comprar pelo celular e ver o quanto de bilhetes têm”, comentou.
O passageiro pode comprar diariamente pelo aplicativo até dez bilhetes que não têm prazo para expirar. Os bilhetes unitários em papel ainda não têm data para sair de circulação.
Substituição será por etapas, afirma Secretaria de Transportes Metropolitanos
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM) informou que o plano de substituição das bilheterias tradicionais começa dia 8 de outubro com duas estações: Belém, na Linha 3-Vermelha do Metrô e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda da CPTM. Todos os funcionários das bilheterias serão direcionados para outras atribuições dentro das estações da CPTM e do Metrô.
O cidadão pode comprar o bilhete para ingresso no transporte pelo aplicativo TOP, pelo WhatsApp com pagamento por PIX, nas máquinas de autoatendimento dentro das estações e em estabelecimentos comerciais no entorno das estações. Os bilhetes BOM e BU (Bilhete Único) continuam funcionando normalmente e quem tiver adquirido os antigos bilhetes de papel (edmonson) também poderá utilizar normalmente nas catracas.
A substituição acontecerá de forma gradativa para gerar o menor impacto possível para os passageiros:
Etapa 1 (04 a 07/10): comunicação prévia sobre o encerramento das atividades das bilheterias nas estações Belém na Linha 3-Vermelha do Metrô e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda da CPTM .
Etapa 2 (08 a 14/10): fechamento parcial da bilheteria com funcionamento nos horários de pico (06h a`s 10h e 16h a`s 20h).
Etapa 3 (a partir do 15/10): encerramento total das atividades na bilheteria.
O cronograma completo será divulgado nos próximos dias e as estações contarão com o reforço de uma equipe preparada para ajudar os passageiros durante 30 dias, chamados de "Posso Ajudar". O cidadão será avisado com sinalizações especiais nas estações, tanto nas bilheterias como em toda a estação.




Bilheterias serão substituídas, segundo o Estado - (Foto: Regiane Bento/DS)




