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Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
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Cidades

Cartão BOM é prorrogado em Suzano até 30 de janeiro após reclamações de passageiros

A partir de 31 de janeiro, o transporte público municipal passa a aceitar exclusivamente o cartão ONPAG, da Radial Transporte

06 janeiro 2022 - 17h04Por de Suzano

O Cartão BOM foi prorrogado até 30 de janeiro nas linhas municipais de Suzano, após reclamações de passageiros e uma série de solicitações das autoridades às empresas responsáveis. A informação foi divulgada há pouco pela Prefeitura.

A medida foi necessária após a empresa Autopass, responsável pela gestão do cartão BOM, encerrar convênios com os municípios do Estado de São Paulo, afetando os usuários do transporte público municipal de Suzano.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), disse que acompanha de perto o processo de encerramento das atividades do Cartão BOM em Suzano e demais cidades do Estado. "Mesmo a gestão do bilhete não sendo de responsabilidade da Prefeitura, fomos atrás dos responsáveis justamente para ajudar os trabalhadores, que estão sendo prejudicados com essa situação”.

A Prefeitura solicitou a prorrogação do Cartão BOM, conquistando um novo prazo para 30 de janeiro, permitindo o uso do mesmo nos ônibus de linha municipal e no transporte complementar. “A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, tem acompanhado todo o processo. Inclusive, enviamos ofícios e pedidos de informações quanto aos créditos que estão nos cartões dos usuários, buscando saber se serão transferidos e para onde serão enviados. Até o momento, não tivemos retorno”, contou o secretário municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo.

O titular da pasta ainda reforçou que a decisão de encerrar o convênio do Cartão BOM com a cidade de Suzano e demais cidades do Estado foi feita de forma unilateral pelo governo do Estado. “Suzano não tem responsabilidade sobre a gerência dos cartões BOM e TOP. Esses bilhetes são administrados pelo Estado e, portanto, somente ele que permite onde poderão ser utilizados”, afirmou Galo.

O secretário também explicou que tem solicitado futuros convênios, principalmente com o novo Cartão TOP. “Nosso interesse é de continuar com a parceria, até porque sabemos que apenas um cartão facilita a vida dos usuários. Ainda aguardamos respostas”, disse, ao lembrar que, a partir de 31 de janeiro, o transporte público municipal passa a aceitar exclusivamente o cartão ONPAG, da Radial Transporte.

Por fim, Ashiuchi destacou o trabalho realizado em apoio aos usuários do transporte público. “A prefeitura tem feito sua parte para ajudar os trabalhadores. E para quem precisa de mais esclarecimentos, nossa Secretaria Municipal de Transportes (rua José Corrêa Gonçalves, 152 - Vila São Jorge) está à disposição para realizar o atendimento. Seguimos atuando de forma a defender os interesses dos suzanenses”, finalizou. 

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