Prefeituras estimam número de pessoas nessas condições e oferecem auxílio - (Foto: Regiane Bento/DS)As cidades do Alto Tietê estimam mais de 650 pessoas em situação de rua. O DS consultou as prefeituras acerca do tema, e obteve respostas de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano.
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informa, através da Secretaria de Assistência Social, ter atendido 48 pessoas em situação de rua no último mês. A pasta afirma não conseguir dar exatidão na quantidade de munícipes que enfrentam este cenário.
A secretaria informa disponibilizar 30 vagas na Casa de Acolhimento do município, localizada na Rua Getúlio Vargas, 293, na Vila Romanópolis.
Já em Itaquaquecetuba, a prefeitura diz que há 140 cidadãos na condição de rua. De acordo com o órgão, a Secretaria de Desenvolvimento Social oferece assessoria no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP. A unidade fica na avenida João Barbosa de Moraes, 994 - Vila Virgínia.
Há ainda o projeto Acampamento Solidário, que disponibiliza barracas térmicas, colchões e cobertores para atender estas pessoas, além de nesta semana, ter oficializado a projeção de instalação de um albergue no município, com capacidade de 30 vagas.
Mogi das Cruzes estima 300 pessoas em situação de rua. A Secretaria de Assistência Social de Mogi das Cruzes adota ações emergenciais desde o mês de maio, quando deu início à Operação Inverno.
Dentre as ações está a ampliação das vagas ofertadas nos abrigos permanentes - de 156 para 176 vagas. No atual momento, a pasta informa 166 munícipes em acolhimento.
A unidade que presta a assessoria é o Centro POP, situado no Mogilar. Há ainda o acolhimento emergencial para pessoas em situação de rua no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, viabilizado através de doações.
A secretaria informa que o atendimento de emergência foi realizado de forma ininterrupta de 21 de maio ao começo deste mês. Em função da queda nas temperaturas desta semana, o serviço foi retomado na última quinta-feira (11) e seguirá assim até este sábado (13), com 40 vagas por noite.
Em Poá, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social informa 75 pessoas desabrigadas. O acolhimento acontece na Rua Vicente Guida, 153- Vila Açoreana.
Em razão da baixa temperatura, o município implementou o Plano Inverno, em parceria com o Governo Estadual, ampliando o número de vagas no Abrigo, de 30 para 45.
Santa Isabel informa haver hoje cerca de 3 pessoas em situação de rua.
O município disponibiliza 16 vagas na Casa de Passagem Municipal de Santa Isabel. Atualmente, a Prefeitura informa 10 pessoas abrigadas no momento.
Já em Suzano, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social estima cerca de 100 pessoas.
A pasta oferece serviço de acolhimento através do Centro Social Bom Samaritano, administrado pela entidade Cáritas Suzano, com 50 vagas permanentes. Em razão do inverno, a secretaria diz ter aumentado o número para 80.









