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Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
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Cidades

Central de Achados e Perdidos da CPTM acumula 6 mil itens da região

Central localizada na Estação Barra Funda realiza atendimentos de segunda à sexta

25 setembro 2022 - 18h00Por Guynever Maropo - de Suzano
A Central de Achados e Perdidos (CAP) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) acumula 6.443 objetos das Linhas 11 Coral e 12 Safira. O total são os itens encontrados nas estações do Alto Tietê em 2022, de janeiro a agosto. Os itens mais perdidos nas estações e trens são documentos (cartões de crédito, RG), seguidos de carteiras, vestuário e chaves.
 
A CAP está localizada na Estação Barra Funda Estação Palmeiras-Barra Funda das Linhas 7-Rubi e 8-Diamante. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas (exceto feriado). Informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800 055 0121 que funciona 24 horas ou encaminhar um e-mail para passageiro@cptm.sp.gov.br.
 
Documentos e objetos encontrados em trens, plataformas e estações podem ser entregues nas bilheterias das estações.
 
A quantidade de itens perdidos no Alto Tietê é liderada por Itaquaquecetuba com 1.584. Sendo 798 na estação Engenheiro Manoel Feio, 490 na estação Itaquaquecetuba, 296 na estação Aracaré (Linha 12-Safira).
 
Na sequência, Mogi das Cruzes com 1.493 itens perdidos. Sendo 233 na estação Jundiapeba, 149 na estação Brás Cubas, 590 na estação Mogi das Cruzes e 521 na estação Estudantes (Linha 11-Coral).
 
Poá registrou 1.217 objetos. Sendo 302 na estação Poá e 915 na estação Calmon Viana (Linha 11-Coral). Suzano perdeu 1.189 itens este ano na estação de Suzano (Linha 11-Coral).
 
Ferraz de Vasconcelos registrou até o momento 960 objetos perdidos. Sendo 350 na estação Antônio Gianetti Neto e 610 na estação de Ferraz de Vasconcelos (Linha 11-Coral).
 
De acordo com Viviane Citroni, chefe do Departamento de Relacionamento com o Passageiro da CPTM, todos os itens quando chegam à Central de Achados e Perdidos passam por uma triagem. São separados valores, objetos e documentos que podem indicar formas de contato com o proprietário, seja por e-mail, carta ou telefone. Depois todos os itens são cadastrados e encaminhados para o CAP na Barra Funda.
 
“A central tem como principal objetivo a devolução de documentos e, em alguns casos, faz busca ativa pelo proprietário. Com o contato, é avisado que para retirar o item é preciso apresentar documento com foto.”, explica a chefe do departamento.
 
Todos os objetos ficam armazenados por até 60 dias
 
Todos os objetos entregues na Central de Achados e Perdidos (CAP) ficam armazenados por até 60 dias. Neste período os funcionários atuam para achar o dono. Quando não é localizado, os itens são encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, entidade social mantida pelo Governo do Estado de São Paulo.

“A instituição já foi beneficiada com roupas, brinquedos, entre outros itens. No caso dos documentos, a maioria deles são devolvidos aos órgãos expedidores, e os cartões de banco são destruídos”, informou Viviane Citroni.

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