As cidades do Alto Tietê descartam, por enquanto, a utilização do Cartão TOP, que vai substituir o Cartão BOM, nas linhas municipais de ônibus. Embora já esteja sendo expedido pelo governo do Estado, apenas Mogi das Cruzes mostrou interesse pelo novo cartão.
A previsão é de que o cartão comece a ser utilizado exclusivamente no sistema de transporte metropolitano - ônibus intermunicipais, trens e metrô - em 1º de janeiro de 2022. O novo cartão funcionará até 31 de março de forma concorrente com o BOM, que será extinto.
No entanto, em Suzano, o Cartão TOP ainda não entrou em operação. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, nas linhas do transporte público municipal será utilizado outro cartão. A pasta afirma que já está sendo emitido pela concessionária Radial Transporte, da empresa Onpag. “Ou seja, não será aceito o TOP da mesma forma como ocorria com o BOM, com quem Suzano mantinha um convênio para gerenciamento do sistema de bilhetagem eletrônica e que chegará ao fim por uma decisão unilateral do governo do Estado”, informou em nota. Depois desta data, a tarifa poderá ser paga apenas com o cartão municipal ou dinheiro.
Assim como Suzano, Poá não vai aceitar nas linhas municipais o Cartão TOP. A cidade também não conta com o serviço do Cartão BOM. Segundo a Prefeitura, o motivo é por não haver a integração das referidas linhas com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e as linhas intermunicipais. Nas linhas do município é aceito apenas o cartão Com Poá. “Desta forma, a alteração do cartão promovida pelo Governo do Estado não surtirá efeito para os usuários do transporte coletivo rodoviário da cidade”, disse em nota.
Em Itaquaquecetuba, a Prefeitura também confirmou que, por se tratar de um sistema de integração usado entre as linhas da CPTM e linhas intermunicipais da EMTU, não há previsão de aderir ao uso do Cartão TOP nas linhas municipais.
Por outro lado, em Mogi das Cruzes, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana esclareceu que busca a modernização do parque tecnológico do sistema de transporte para que seja utilizado o Cartão TOP.




Cidades do Alto Tietê descartam, por enquanto, a utilização do Cartão TOP - (Foto: Divulgação/Diário do Transporte)




