Os funcionários comissionados representam 8,4% dos servidores públicos nas prefeituras do Alto Tietê. Os números são de cinco cidades. Ao todo, são 21.964 servidores públicos, sendo 1.856 comissionados.
As informações são das prefeituras de Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquá, Ferraz de Vasconcelos e Arujá. As demais não responderam até o fechamento desta reportagem.
Na Prefeitura de Suzano, os funcionários comissionados são 3,9% do total de servidores públicos. Ao todo, a administração tem 5.547 concursados e 226 comissionados.
Em Mogi, o número é parecido, com 3% dos servidores públicos sendo comissionados. A Prefeitura tem 6.172 trabalhadores, sendo que 190 são os que ocupam cargos de comissão.
A Prefeitura de Itaquá é a que conta com o maior número de comissionados entre as que responderam os questionamentos da reportagem. 19,2% dos servidores públicos municipais são comissionados. Ao todo, são 4.641 trabalhadores da Prefeitura, sendo que 895 ocupam cargos comissionados.
Em Ferraz, o número é de 2.776 servidores públicos concursados e 359 comissionados, que representam 11,4% do total de trabalhadores. A Prefeitura de Arujá tem 186 comissionados e 2.017 concursados. Os cargos de comissão representam 8,4% do total.
Diferença entre concursados e comissionados
Os servidores concursados são os que passaram por concurso público e foram chamados para exercerem seus cargos. Já os trabalhadores comissionados são os cargos “de confiança”, que não precisam de concurso público para serem contratados. Geralmente exercem cargos de direção, chefia ou assessoramento. Os comissionados podem ser demitidos a qualquer momento, diferentemente dos concursados, que têm mais estabilidade na Prefeitura.




São 21.964 servidores públicos, sendo 1.856 comissionados - (Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano)




