domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Trens

CPTM estuda implantação de portas de plataforma em estações

Companhia faz campanhas de orientação sobre cuidados no embarque/desembarque e importância de respeitar faixa

19 fevereiro 2022 - 23h40Por da Região
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou, esta semana ao DS, que tem previsão de implantar a modernização do sistema de sinalização em todas as linhas de trens até 2023.
 
A Linha-13 -Jade é a primeira com o sistema implementado e a contratação das portas de plataformas ocorrerá ainda este ano. O projeto deve se estender para as demais linhas.
Segundo a CPTM, desde o início desta gestão, investe na modernização dos sistemas de sinalização dos trens, que controlam de forma automática as composições e trazem ganhos significativos para a melhoria da operação, como por exemplo, a instalação de portas de plataformas nas estações.
 
A CPTM informou também que faz campanhas frequentes de orientação sobre cuidados no embarque/desembarque e sobre a importância de respeitar a faixa amarela, que incluem avisos ao público (APs) e ainda constante vigilância das equipes de segurança nas plataformas. Os APs reforçam a importância de os passageiros aguardarem a abertura das portas dos trens para o embarque e desembarque das composições. O atual aviso sonoro diz: Atenção: Somente ultrapasse a faixa amarela após o trem abrir as portas.
 
Mais segurança
 
Os passageiros da CPTM pedem mais segurança nas plataformas de embarque das linhas de trem, para evitar acidentes na via
 
Recentemente houve duas pessoas atropeladas pelo trem nas linhas Coral e Safira da CPTM. Com esses acidentes, quem utiliza o transporte todo dia está preocupado com risco de se acidentar, já que os passageiros não respeitam o limite da faixa amarela.
 
Para o estudante Samuel Domingues, a implantação de barreiras de proteção nas linhas de trem seria bom, para diminuir os acidentes nas vias. "Sou a favor de ter barreiras nas linhas da CPTM. Me preocupa apenas a reação dos passageiros, se vão respeitar essa nova norma de segurança”, explica.
 
Situação parecida foi avaliada pelo funcionário público, Vanderson Rodrigues. Ele é a favor da criação das barreiras na linha de trem. “Tem de criar o mais rápido possível para dar mais segurança aos passageiros. Infelizmente aqui no Brasil, a população só respeita algo que é imposto. Coloca as barreiras e depois os passageiros se adaptam”, disse.
 
O auxiliar de manutenção Emerson Fabrício diz que se as barreiras de proteção forem semelhantes às do Metrô, da linha amarela, que são portas automáticas de vidro, vai dar certo a proteção. “Porque se for só barreira de metal, vai ocasionar mais acidentes, porque os passageiros vão pular a barreira”, conta.
 
Segunda a vendedora Poliana Barreto, outra medida de segurança que poderia ter, é os trens virem mais devagar quando estiver chegando próximo à estação.  “Se eles vêm mais devagar, dá para evitar esse tipo de acidente. Mas também faz parte da população respeitar e ficar atrás da faixa amarela”, finaliza.

Deixe seu Comentário

Leia Também