domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Delegacia da Mulher e Sala Rosa são temas no curso de Promotoras Legais

Alunas recebem orientação sobre o funcionamento dos equipamentos públicos

10 agosto 2021 - 14h28Por de Suzano

O curso de Promotoras Legais Populares, promovido pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), chega à 19ª aula recebendo a delegada titular da Delegacia da Mulher (DDM), Silmara Marcelino, e a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Suzano, Maria Margarida Mesquita. O encontro on-line, disponível nesta terça-feira (10) no canal do Youtube “TV Prefeitura de Suzano” (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano), traz um conteúdo exclusivo, que faz parte da campanha “Agosto Lilás” e que visa reforçar a importância do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Para a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a aula é uma grande oportunidade para tirar dúvidas importantes sobre o funcionamento da DDM e da Sala Rosa, que é um anexo à unidade policial voltado ao apoio jurídico e psicológico das vítimas. “A delegada Silmara chegou a Suzano juntamente com a Delegacia da Mulher, para exercer um papel fundamental na vida das mulheres vítimas da violência doméstica. Caminhando lado a lado, temos a Dra. Maria Margarida que também tem uma vasta trajetória na cidade e ajudou a construir muitas das conquistas que hoje desfrutamos no amparo à mulher. Agradeço imensamente a participação dessas guerreiras, profissionais exímias no combate à violência”, disse.

Entre os principais pontos abordados na aula desta semana estão as etapas do atendimento, os serviços de acolhimento à vítima e a importância da denúncia, mesmo diante de tantos desafios. “A mulher vítima da violência precisa se sentir segura para dar esse passo e, aqui em Suzano, contamos com uma extensa rede de apoio que garante assistência não só para ela, mas também para seus filhos. Sabemos das inúmeras travas e bloqueios enfrentados, por isso a DDM e a Sala Rosa vêm nesse sentido de promover mais acolhida e um atendimento humanizado a essas mulheres que já estão tão fragilizadas”, explicou a advogada Maria Margarida Mesquita, responsável pela Comissão da Mulher Advogada da OAB e pela Sala Rosa.

Já a delegada Silmara Marcelino destacou a necessária atenção aos primeiros sinais da violência dentro de casa. “As mulheres precisam, cada vez mais, saber identificar os comportamentos agressivos do companheiro. Essa rotina de violações, com gritos, empurrões e outras violências física e verbal, não deve ser normalizada. Para isso, todas nós precisamos ir em busca de ferramentas de empoderamento e saber como agir diante de tal situação, a fim de se proteger e também instruir outras mulheres que possam estar vivendo esse tipo de relação abusiva”, detalhou.

A coordenadora do curso e diretora de projetos do Saspe, Sandra Lopes Nogueira, reforçou que a turma deste ano segue na modalidade on-line, com vídeo-aulas semanais disponibilizadas no Youtube da Prefeitura de Suzano. “Todas as aulas, desde o início do ano, estão disponíveis no canal. As alunas seguem conosco em um grupo privado no WhatsApp e também podem enviar mensagem para o e-mail plps2021.suzano@gmail.com para sanar dúvidas. Temos grande satisfação em tocar esse projeto tão especial para as mulheres suzanenses”, concluiu.

Deixe seu Comentário

Leia Também