segunda 20 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Educadores passam por formação do programa 'Prevenir a Violência Escolar'

Evento ocorreu no Complexo Educacional e Cultural Mirambava e contou com a participação de 53 diretores e supervisores das escolas municipais

22 março 2024 - 21h00Por De Suzano

A Secretaria de Educação de Suzano realizou na última quarta-feira (20/03) a formação de 53 diretores e supervisores de escolas municipais por meio do programa "Prevenir a Violência Escolar (PVE)". O evento ocorreu no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, no centro, e a pauta abordada foi “Violência Doméstica contra Mulheres”.

Realizado em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Creas) e com a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, o segundo encontro pelo programa no ano foi voltado exclusivamente a este público (diretores de escolas municipais). A primeira reunião de 2024 havia sido realizada no dia 29 de janeiro para apresentação do protocolo de procedimentos e comunicação de casos suspeitos ou confirmados de violência contra crianças e adolescentes.

Instituído pela lei municipal nº 5.321, de 15 de dezembro de 2021, o programa visa auxiliar na promoção e na garantia de direitos de crianças e adolescentes e suas famílias integrantes da rede municipal de ensino, possuindo em um dos seus eixos a formação continuada. O programa atua em parceria com vários segmentos da municipalidade e é voltado aos profissionais da rede de ensino, tendo entre os seus objetivos a orientação para identificação, acolhimento e encaminhamento de estudantes em situação de vulnerabilidade ou risco.

Com este acompanhamento, é possível tomar medidas cabíveis para cada aluno, desde as adaptações no contexto escolar até o direcionamento para outros órgãos municipais de Saúde ou Assistência Social, por exemplo.

O secretário de Educação de Suzano, Leandro Bassini, destacou que a formação ocorre para preparar os profissionais na identificação das vulnerabilidades em crianças e adolescentes da rede de ensino. “É um trabalho contínuo realizado com quem atua nas escolas. Cada criança e adolescente vive uma realidade diferente e é importante que o docente consiga identificar problemas. O tema escolhido, que aborda a violência doméstica contra mulheres, é muito pertinente, uma vez que casos como estes podem sinalizar aos docentes que aquele estudante pode estar presenciando ou até vivendo situação parecida em casa”, ressaltou.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também