Na lista de pedido de recuperação feita pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), as estradas dos Fernandes e Santa Mônica apresentam falhas e bastante fluxo de veículos. Os problemas exigem atenção mais redobrada dos motoristas.
O DS percorreu as duas vias na manhã de ontem. Durante boa parte do trajeto na Estrada de Santa Mônica, a via não apresenta grandes problemas. No entanto, ao se aproximar do Rodoanel Mário Covas, na divisa com Poá, há buracos na pista, que é bastante estreita.
Em alguns pontos, não há calçadas o que obriga os pedestres a andarem no canto da via, dividindo o espaço com os carros.
Situação semelhante na Estrada dos Fernandes, que também apresenta falhas em alguns pontos.
Principalmente na divisa com Ribeirão Pires.
Buracos obrigam os motoristas a desvirem para pista contrária, o que pode ser perigoso.
A obra de recuperação é bem vista por quem vive nas duas estradas.
Para o comerciante Salmir Fernandes, a Estrada de Santa Mônica necessita de mudanças.
A via fica bastante congestionada, principalmente no período da tarde e para ele as condições da pista não estão boas. Em ambas as vias, o asfalto encontra-se desgastado.
“O trânsito está demais. Quando é tarde fica ruim aqui. As condições estão péssimas, muito buraco. Espero que eles concertem. Precisa mexer sim”, disse o comerciante.
Para Carlos Braga da Silva, que trabalha em uma quitanda na Estrada dos Fernandes, grande parte dos problemas foram resolvidos e penas pede por melhora na qualidade do asfalto. “Está sendo ótimo. Já tapou grande parte dos buracos. Só arrumando o asfalto para nós está ótimo”.
Já Wilton Soares acha que a estrada apresenta falhas em alguns trechos, o que obriga os motoristas arriscarem manobras arriscadas. “Em alguns pontos que está devastado. Obriga a entrar na pista contrária e pode ser muito perigoso”, finalizou.
Recuperação
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, juntamente com o secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, e do deputado estadual André do Prado (PL), solicitou a recuperação asfáltica das estradas ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Conforme publicado pelo DS ontem, o objetivo é a recuperação funcional de toda a Estrada dos Fernandes e a extensão da Estrada de Santa Mônica. O investimento previsto gira em torno de R$ 12,6 milhões.
As autoridades também solicitaram maior atenção as estradas do Pau-a-Pique, Fazenda Viaduto, Furuyama, das Neves, do Caulim, do Samuel e do Portão do Honda.




Em lista de recuperação do DER, estradas dos Fernandes e Santa Mônica têm trechos com buracos - (Foto: Regiane Bento/DS)




