O especialista em segurança, Jorge Lordello, recomenda aos comerciantes a verificação da conta bancária após o recebimento do Pix. Isso para evitar cair no golpe do Pix agendado.
Segundo o especialista, são dois métodos para evitar a fraude.
O primeiro é checar a conta bancária e o segundo é verificar no comprovante as datas do envio.
Lordello diz que o golpista agendou o pagamento para horas depois ou outro dia e, antes da data, cancelou a operação.
Quem vende acaba não conferindo todas as informações relacionadas ao pagamento na hora e não percebe que se trata de um golpe.
"O Pix agendado pode ser cancelado. Então se o estabelecimento está aceitando Pix como forma de pagamento, deve-se tomar as devidas precauções. Ficar atento aos comprovantes de transferências agendados que são diferentes do Pix instantâneo”, explica.
Para o especialista, os estabelecimentos de pequeno porte têm que aderir ao sistema de pagamento por Qr Code dos supermercados. “O supermercado utiliza um software que libera a compra apenas quando o pagamento cai na conta bancaria”, diz.
“Como os comércios não têm essa possibilidade, o correto é checar o valor assim que o cliente enviar o Pix e observar o comprovante”, completa o especialista.
Para vendedores autônomos, a orientação é a mesma: se atentar ao comprovante de transferência. “Se possível manter o aplicativo do banco aberto na hora de finalizar a compra. Dessa forma evitar cair no golpe", conclui Lordello.




Jorge Lordello recomenda aos comerciantes a verificação da conta bancária após recebimento - (Foto: Regiane Bento/DS)




