O número de pessoas inadimplentes chegou a 8.272 em maio deste ano, no comércio de Suzano. Houve uma redução de 15,3 % quando comparado ao mesmo período em 2023. A Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano registrou, no ano passado, 9.537 inadimplentes no mesmo mês. Em maio, 5.243 pessoas foram excluídas da lista de inadimplência comparado ao mês de abril.
Entre os consumidores que estão com dívidas em atraso, a faixa etária de 26 a 40 anos lidera com 36,3%. Na sequência vem a faixa etária de 41 a 50 anos atingindo 22,5%.
Já a faixa etária acima dos 18 anos tem 17,1 % de devedores na lista, seguindo para 51 a 60 anos com 12,4% de devedores e os acima de 60 anos representam 11,7 % do total.
A média de valores fica entre R$ 310 e R$ 525.
De acordo com o presidente da ACE, Rodrigo Guarizo, comparando os anos de 2023 com 2024, houve uma redução de 15,3% no número de devedores.
“Essa queda se deve principalmente à redução da taxa de desempregados medida pelo CAGED, fazendo com que às pessoas tenham emprego e renda, para assim terem condições de negociar suas dívidas e voltarem a ter crédito para futuras compras”, afirma o presidente.
A ACE sempre orienta o devedor a negociar suas dívidas diretamente com o credor, evitando assim com que ele pague a terceiros e corra o risco de não ter sua dívida excluída do banco de dados de inadimplentes da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
Os devedores podem diminuir o valor total da quando o pagamento é feito à vista. Caso o pagamento for parcelado, também é possível negociar quando estas parcelas não prejudiquem o fluxo de pagamentos que a pessoa possui ao longo de um mês.
A expectativa para junho é que siga tendência de manter os patamares do mês de maio.