sexta 13 de setembro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 13/09/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Instituto Nacional aponta 61 focos de incêndios em 8 meses no Alto Tietê

Mogi das Cruzes e Santa Isabel lideram a lista com 16 cada; dados são do Inpe

30 agosto 2024 - 05h00Por Thiago Caetano - de Suzano
O Alto Tietê registrou, de janeiro a agosto de 2024, 61 focos de incêndio em áreas de mata. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Mogi das Cruzes e Santa Isabel foram os municípios com maiores registros, com 16 cada.
 
INPE
 
De acordo com o Inpe, Suzano registrou oito focos de incêndio. Na sequência aparecem Salesópolis (7), Arujá (7), Guararema (3) e Biritiba Mirim (2). Itaquaquecetuba e Poá tiveram apenas um registro neste ano. Apenas Ferraz de Vasconcelos não figura na lista do instituto.
 
EM TODO O ESTADO
 
Em todo o Estado, foram 5.328 focos em 2024. 
 
DEFESA CIVIL
 
Nesta quinta-feira (29), a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para o risco elevado de incêndios em quase todo o território paulista nos próximos dias. 
 
Isto porque, as temperaturas devem subir entre sexta-feira (30) e domingo (1°).
 
A temperatura também deve subir nas cidades do Alto Tietê. De acordo com a previsão, algumas cidades podem registrar até 30° C.
 
CORPO DE BOMBEIROS
 
Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros de Suzano, Marcos Vinícius Carbonel, as ocorrências de queimadas no município não foram de grande complexidade. “Tem incêndio em vegetação, mas são situações pontuais. Não tivemos uma ocorrência de grande repercussão ou de grande magnitude. Está bem controlado”, explicou o tenente.
 
MAIORIA DAS OCORRÊNCIAS
 
A maioria das ocorrências foi causada por ação humana, como queimar lixo em área de mata ou descarte de cigarro. Por outro lado, Carbonel afirmou que a população tem se conscientizado. “Graças a essas ações que a população deixa de fazer, não há muitas ocorrências desta natureza”, finalizou.