domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Mais de 20 mil podas de árvores são realizadas para evitar acidentes

Só a EDP São Paulo fez 19 mil ações próximas à rede elétrica

24 março 2018 - 22h37Por Lucas Lima - de Suzano
A EDP São Paulo e a Prefeitura de Suzano, de acordo com números divulgados, realizaram mais de 20 mil podas de árvores no ano passado. Só a EDP fez 19 mil ações próximas à rede elétrica. O serviço continua entre os investimentos da empresa neste ano para melhoria da qualidade e segurança do fornecimento de energia elétrica.
 
De acordo com a distribuidora, o trabalho de poda é realizado pela concessionária somente quando há impacto na rede elétrica, visto que a atividade caracterizada como limpeza urbana é de responsabilidade da Prefeitura. O serviço segue as normas exigidas pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo Guia de Arborização da EDP. 
 
Para solicitação de poda de árvores com interferência na rede de distribuição elétrica, o cliente pode entrar em contato com a EDP São Paulo por meio dos canais de atendimento: EDP Online: www.edponline.com.br; aplicativo EDP Online; agências de atendimento presencial; e central de atendimento por telefone (0800 721 0123).
 
Secretaria
 
A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos realizou 1,2 mil podas de árvores em 2017. Neste ano, até fevereiro, foram executados aproximadamente 90 serviços. A ação tem por objetivo evitar acidentes naturais na cidade.
 
De acordo com a pasta, a execução dos serviços procura observar as orientações dos técnicos da segurança do trabalho, bem como a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (E.P.I). Para aqueles que tenham problemas com podas de árvores, o atendimento se dá por diferentes canais, sendo o principal no Centro Unificado de Serviços, localizado na Avenida Paulo Portela, 210, no Centro. 
 
População
 
O DS percorreu bairros da cidade e ouviu reclamação dos suzanenses, que contaram sobre os riscos que as árvores estão oferecendo. Um dos casos é da faxineira Elaine Cristina Rosa. Ela comentou que no caminho até seu trabalho, pela Avenida Angelo Bianconi, altura do 506, no Jardim Realce, fica com medo de galhos ou árvore cairem, devido a falta de manutenção no local. 
 
"Em dias de pancadas de chuva é um perigo. Passo correndo com receio de algum acidente acontecer. Além disso, há a questão dos fios elétricos que ficam escondidos no meio das árvores, e as calçadas, que ficam totalmente obstruídas pelas condições da raiz também das árvores", explicou.
 
Já na Rua Marechal Rondon, no Jardim Santa Helena, duas árvores geram riscos devido estarem ocas e podres por dentro. Uma delas, localizada na altura do 164, está em cima do telhado da residência do auxiliar de almoxarifado Simeão Gonçalves. Ele ressaltou que chegou a protocolar um pedido para poda na Prefeitura, mas que até o momento não foi realizado.
 
"Falta manutenção. Não precisa ser constante, mas sim, em um período que dê para ficarmos tranquilo. O que mais preocupa agora é que a árvores cai sobre a casa e destrua a estrutura. Cada vez pior a situação", argumentou.
 
Por outro lado, a doméstica Zilda Aparecida Moreira de Oliveira, que mora na Avenida Senador Roberto Símonsen, no Jardim Imperador, disse que falta de poda das árvores também facilita as ações de criminosos durante à noite. 
 
"Aqui no bairro mesmo já fiquei sabendo de milhares de casos de roubos, onde o ladrão se esconde atrás das árvores sem manutenção para se camuflarem”.

Deixe seu Comentário

Leia Também