domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Eleições 2022

Passageiros apoiam passe livre na CPTM e na EMTU

Aprovação do passe livre foi liberado pelas empresas neste domingo (30), dia das eleições

29 outubro 2022 - 14h00Por Da Reportagem Local
Os passageiros que utilizam o transporte público da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) aprovaram o passe livre liberado pelas empresas neste domingo (30), dia das eleições que define o governador e o presidente da república.
 
A decisão foi anunciada pelo atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia. A medida visa mitigar o impacto financeiro que ela traria.
 
"Domingo é o dia da democracia, por isso é justo que todos tenham acesso ao transporte público e possam votar com igualdade de condições. Portanto, catraca livre", informou o governador.
 
A Prefeitura de São Paulo já havia liberado o acesso aos ônibus. Com a decisão, o passe livre será liberado nos transportes da CPTM, ônibus da EMTU e Metrô de São Paulo.
 
Já no Alto Tietê, oito das dez cidades não vão fornecer a gratuidade no transporte. Apenas Santa Isabel vai fornecer o passe livre aos moradores de bairros da zona rural. Todas as cidades vão ampliar a frota no próximo dia 30.
 
A vendedora Marli Diniz apoia a decisão das empresas. Ela destaca que vota em Mogi Guaçu e lá não sabe se vai fornecer o transporte gratuito. “No interior é bem difícil fornecer o passe livre. A companhia agiu bem com essa decisão”, disse.
 
Já a autônoma Areta Oliveira vota em Ferraz de Vasconcelos. Areta também aprovou a medida das empresas de transporte público. Ela disse que os municípios também poderiam aderir. “Na cidade não vão fornecer o transporte. Mas deveriam para os eleitores exercerem o direito do voto”, conta.
 
Apesar de não usar o transporte, a dona de casa Suzi Conceição disse que foi bom liberar a gratuidade. “Voto perto de casa. Mas sei que outras pessoas precisam para chegar no colegiado eleitoral”, comenta.
 
O estudante Henrique Silveira acredita que a medida facilitará a locomoção dos eleitores que residem longe do colegiado eleitoral. No entanto, ele destaca que pode haver tumulto e confusão no transporte. “as pessoas vão poder exercer o direito do voto. A única ressalva é que as pessoas podem aproveitar a gratuidade para passear por São Paulo”, opina.

Deixe seu Comentário

Leia Também