Em decorrência da contingência orçamentária motivada pela pandemia, os planos para a reforma da Delegacia Central de Suzano ficaram para 2021. O início da obra chegou a ser anunciado pelo governador João Doria (PSDB) em 2019, e faz parte do pacote de melhorias prometidas para as delegacias do Alto Tietê.
Conforme o DS noticiou em outubro, os recursos foram realocados para a Secretaria de Saúde para ajudar no combate à Covid – 19. E, por isso, algumas obras prometidas não iniciaram e as que estavam em andamento foram paralisadas. Na época, o governador João Dória declarou que todas as obras que foram paralisadas ou não foram iniciadas neste ano, serão retomadas em 2021.
Segundo a assessoria do deputado Estevam Galvão, - que realizou emenda na lei orçamentária para viabilizar a obra -, a expectativa é que o projeto seja retomado conforme anúncio e compromisso público do governador João Doria. Para tanto, já foi apresentado emenda à Lei Orçamentária Anual 2021, garantindo recursos para a obra.
Atualmente, o projeto segue aprovado, aguardando apenas a liberação de recursos para a execução das obras. No próximo ano os investimentos previstos serão reformados, incluindo este.
A reforma da delegacia é uma obra importantíssima para garantir não só condições de trabalho para toda a estrutura da Polícia Civil quando qualidade de atendimento para a população. O prédio que abriga hoje a Delegacia Central possui sérios problemas estruturais, elétricos e hidráulicos. A nova unidade terá condições de abrir toda a estrutura da Polícia Civil em um único local é isso reflete em melhor atendimento ao cidadão suzanense.
Por enquanto, a previsão de entrega da obra segue em aberto, já que ainda precisa ocorrer o processo licitatório, que deverá acontecer em 2021.
Espera
Há muito tempo o prédio da delegacia sofre com as más condições. A estrutura é antiga e em períodos de chuva, a água invade alguns espaços do prédio, que também sofre constantes quedas na energia. As ações do tempo e a péssima estrutura do local acabam atrapalhando os trabalhos dos profissionais que atuam no espaço.
A intenção é que um novo prédio seja construído no terreno. A estrutura é para que seja criado um complexo da Polícia Civil que atenda todas as demandas da polícia em um único lugar, incluindo a Delegacia da Mulher e um atendimento mais humanizado e ágil no atendimento para a população.




Reforma da Delegacia Central vai ficar para 2021 - (Foto: Regiane Bento/DS)




