A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a EDP, distribuidora de energia elétrica no Alto Tietê, suspenderam os cortes de água e luz por conta do agravamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As medidas visam diminuir o impacto econômico causado pela pandemia.
A EDP informou que não fará a suspensão de energia elétrica por falta de pagamento para clientes de baixa renda cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
A empresa está alinhada com as orientações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que anunciou a suspensão do corte de energia para este público. A medida está em vigor desde o dia 26 de março e vai até o dia 30 de junho.
Para ter acesso à Tarifa Social, a família precisa estar cadastrada no CadÚnico, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo. Também recebem o benefício: idosos com 65 anos ou mais; pessoas com deficiência, que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC); família inscrita no CadÚnico de até três salários mínimos com portador de doença, cujo o tratamento exija o uso de aparelhos e consequentemente da energia elétrica e famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico.
Desde o início da pandemia, a companhia destaca o oferecimento de acordos diferenciados para o pagamento de dívidas dos clientes. Todo o processo é feito pelos canais digitais da EDP e tem o objetivo “contribuir de forma concreta a saúde financeira dos consumidores e evitar a suspensão do fornecimento de energia”. Pelo aplicativo EDP Online ou pelo site da companhia (www.edponline.com.br), o consumidor pode realizar parcelamento da dívida em até 24 vezes, segundo informou a EDP.
Ainda segundo a empresa, o consumidor pode realizar o pagamento das contas por Pix. A ideia, segundo a EDP, traz mais praticidade aos clientes evitando o deslocamento para agências bancárias ou lotéricas, diminuindo assim o risco de contaminação.
A Sabesp, por sua vez, suspendeu o corte de água para clientes comerciais e de serviços das localidades que se encontram na Fase Laranja e Vermelha do Plano São Paulo. Inicialmente, a medida valeria até quarta-feira (31), mas precisou ser prorrogada até 30 de abril. A companhia também informou manter a renegociação de débitos de consumidores, pela Agência Virtual no portal www.sabesp.com.br e pelo aplicativo Sabesp Mobile.
De março a setembro de 2020, consumidores das categorias Residencial Social e Residencial Favela ficaram isentos do pagamento de contas. A medida ajudou 2,5 milhões de pessoas em todo o Estado, segundo a Sabesp. Além disso, a companhia distribuiu gratuitamente mais de 6,7 mil caixas d’ água para famílias de baixa renda, sendo 350 no Alto Tietê, construiu 640 lavatórios e bebedouros em áreas públicas. A Sabesp ainda distribuiu 110 mil cestas básicas, em um ação conjunta com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.




Sabesp suspendeu corte de água - (Foto: Regiane Bento/DS)




