domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Prefeituras se aproximam de 1 milhão de seguidores em todas as redes sociais

Coordenador de Marketing destaca importância da comunicação

03 agosto 2025 - 05h00Por Laura Barcelos - da Reportagem Local

As dez prefeituras da região estão próximas de atingir um milhão de seguidores nas redes sociais. Juntas já somam 869.722, que incluem Instagram, Facebook, YouTube, X (antigo Twitter), Threads, LinkedIn e Tik Tok. Mogi das Cruzes, Suzano e Guararema são as mais seguidas e ultrapassam os 100 mil seguidores.

Mogi se destaca com 244,5 mil seguidores; seguida por Suzano (149,4 mil); Guararema (122,5 mil); Itaquaquecetuba (82,3 mil); Ferraz de Vasconcelos (81,5 mil); Poá (65 mil); Arujá (51,9 mil); Santa Isabel (42 mil); Biritiba Mirim (24,8 mil); e Salesópolis (5,3 mil).

Por sua vez, as Câmaras Municipais da região somam 61,9 mil seguidores. Em destaque está Mogi (20,1 mil), seguida por Suzano (12,1 mil); Poá (7,6 mil), Itaquaquecetuba (6,9 mil); Santa Isabel (6,6 mil); Arujá (5,7 mil); Guararema (1,3 mil); Ferraz (1 mil); Biritiba (299); e Salesópolis (51). 

Segundo o coordenador e professor do curso de Marketing na Universidade Unipiaget, Hércules Moreira, a comunicação institucional nas redes sociais é essencial para fortalecer a imagem da organização, criar confiança e aproximá-la dos munícipes.

“No Brasil, cerca de 70% dos internautas estão ativos em redes sociais e isso mostra o potencial gigantesco para construir reputação, aumentar a visibilidade e influenciar percepções. Por meio de uma comunicação clara e humanizada, as instituições transmitem seus valores, engajam a comunidade e previnem até possíveis crises de imagem, criando uma base sólida de confiança e diálogo contínuo”, esclareceu.

Somando os seguidores das dez prefeituras analisadas, o Instagram, com 402,5 mil, e Facebook, com 379 mil seguidores, representam 89,85% do número de audiência entre as redes sociais. O professor alerta que, para cada rede social, deve-se montar uma estratégia para que a comunicação seja efetiva. 

“É fundamental entender o comportamento e as demandas do público em cada canal, personalizando a linguagem, os formatos e as mensagens para gerar mais envolvimento e relevância”, comentou. “A autenticidade e a escuta ativa são diferenciais importantes: hoje, o público deseja interação real, agilidade nas respostas e diálogo transparente”.

Além disso, Moreira destaca alguns cuidados importantes, como a clareza e transparência nas informações; escuta ativa e agilidade, respondendo dúvidas e demandas rapidamente; privacidade e ética, respeitando os limites dos cidadãos no ambiente digital; linguagem adequada, evitando termos técnicos excessivos; e atenção à acessibilidade, utilizando recursos que facilitem o acesso de pessoas com deficiência.

Para o secretário de Comunicação de Suzano, Paulo Pavione, a segunda cidade mais seguida da região, as redes sociais atuam no combate às fake News e garante informações oficiais e confiáveis. “As redes sociais da Prefeitura de Suzano desempenham papel fundamental para aproximar o poder público da população, promovendo uma comunicação direta, transparente e eficiente. Com quase 150 mil seguidores, esses canais são essenciais para divulgação de notícias relevantes, prestação de serviços públicos e fortalecimento do diálogo com a comunidade”, comentou.

Deixe seu Comentário

Leia Também