Com cerca de 133 empresas, o ramo metalúrgico da cidade de Suzano tem cerca de 4 mil trabalhadores, segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano, Pedro Benites. Destes trabalhadores, cerca de 1,6 mil são associados ao sindicato.
Benites destaca o trabalho realizado. “Nós do sindicato estamos no dia a dia, fazendo programas de sindicalização, mostrando os trabalhos para os trabalhadores e trazendo mais apoio e união entre os trabalhadores e o sindicato”.
O sindicato, segundo o presidente, já passou por fases boas e ruins na cidade. “Continuamos defendendo esses trabalhadores que estão conosco, atravessamos muitas crises, e infelizmente muitos trabalhadores até perderam o emprego, mas conseguimos fazer vários acordos, principalmente na época da pandemia, para segurar o emprego desses trabalhadores aqui na nossa cidade de Suzano”.
Futuro
O metalúrgico comenta sobre a preocupação da falta de novas indústrias na cidade. “Nos últimos anos, percebemos que Suzano não teve vontade de trazer empresas para cidade, o que veio para o município são comércios. Tivemos grandes comércios, e gerou empregos, mas indústrias nós não tivemos”, comentou.
Ele salienta a importância do setor industrial. “Sabemos que quando uma indústria chega na cidade o número de empregos é maior do que quando vem uma logística, um comércio, que é limitado o número de trabalhadores”, completou.




Benites concedeu entrevista ao DS - (Foto: Isabela Oliveira/DS)




