Santa Casa de Suzano é uma das unidades com estoque de oxigênio - (Foto: Irineu Junior/Secop Suzano)Quatro cidades do Alto Tietê garantiram ter estoque de oxigênio para abastecer os hospitais municipais e as unidades de saúde que atendem pacientes infectados pelo novo coronavírus (Covid-19). São elas: Suzano, Mogi das Cruzes, Poá e Itaquaquecetuba. Em relação aos hospitais estaduais da região, a Secretaria de Saúde do Estado informou que todos estão abastecidos com oxigênio, insumos e equipamentos necessários para atendimento aos casos graves de Covid-19.
Em Suzano, a Secretaria de Saúde esclareceu que realiza o abastecimento dos tanques de oxigênio do Pronto-Socorro Municipal e da Santa Casa de Misericórdia a cada 15 dias, em média.
Já em Mogi, a Prefeitura informou que os consumos e reposições de oxigênio variam em cada unidade, mas destacou que não há qualquer problema de abastecimento nas unidades municipais de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi possui contato vigente com empresa especializada. Além disso, a pasta disse que há aumento registrado no Hospital Municipal de Mogi, onde funciona o Centro de Referência do coronavírus, mas sem qualquer dificuldade de reabastecimento.
Em Itaquá, a Prefeitura afirmou que tem contrato com uma empresa e solicita os torpedos de oxigênio conforme há necessidade para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ao Centro de Saúde (CS) e a Central de Atendimento Covid-19. Todos funcionam 24 horas.
Poá também disse que o abastecimento de oxigênio está normal e é feito por cilindro diariamente no Hospital Municipal Dr. Guido Guida.
Estado
A Secretaria de Saúde do Estado informou que os hospitais estaduais, localizados no Alto Tietê, estão abastecidos com oxigênio, insumos e equipamentos necessários para atendimento aos casos graves de Covid-19. Entre eles estão o Hospital Regional Doutor Osíris Florindo Coelho, situado em Ferraz de Vasconcelos, o Hospital das Clínicas (HC) de Suzano, o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, localizado em Mogi, e o Hospital Santa Marcelina, em Itaquá, que é particular, mas que tem convênio com o Estado.









