Sabesp libera água da Represa de Taiaçupeba; armazenamento é de 80,14% - (Foto: Bruna Nascimento/DS)O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) autorizou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) a elevar a vazão de água da barragem de Taiaçupeba.
O motivo para este aumento da vazão é decorrente às fortes chuvas, que caíram na região nos últimos dias. "A vazão foi aumentada na manhã de hoje (quinta-feira) inicialmente de 100 litros/segundo para 300 litros/segundo, podendo ser ampliada para 500 litros/segundo", informou o DAEE.
O Sistema Alto Tietê está com 72,6% de sua capacidade. A Represa de Taiaçupeba tem 80,14%. O tema sobre a abertura da Represa de Taiaçupeba viralizou na internet, depois que vereadores de Suzano publicaram nas redes sociais temor de que houvesse inundações nos bairros Jardim Maitê, Parque Maria Helena, Miguel Badra, Vila Urupês, entre outros, além do distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes. Os alertas foram dados pelos vereadores Lisandro Frederico (PSD), José Alves Pinheiro Neto (PDT), o Netinho do Sindicato e Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena.
"Reiteramos que essa ação não apresenta qualquer risco à população da região e não há risco de inundações em Suzano", afirmou o DAEE, que complementou dizendo que esta operação é monitorada pelo órgão, Sabesp e Coordenadoria de Defesa Civil de Suzano.








