A Comunidade Sagrado Coração de Jesus, localizada no Jardim Revista, em Suzano, será elevada à Paróquia a partir do próximo dia 2 de junho. A cerimônia, marcada para ocorrer às 19h30 marca a independência da comunidade, que era vinculada à Paróquia Santa Rita. Com a elevação, motivada pelo aumento no número de fiéis, o número de missas semanais também foi ampliado.
A mudança acontece no momento em que é percebido o crescimento da população, bem como o número de fiéis que acompanham as missas que a comunidade realiza. Desta forma, o número de missas é ampliado, além do local ficar autorizado a realizar casamentos, batismos e novos registros.
Antes do processo de elevação ser iniciado, em outubro de 2020, a comunidade tinha apenas duas missas semanais. Já com o título de quase paróquia, o número aumentou para quatro missas semanais, que ocorrem as quintas às 8 horas, sextas às 19h30 e duas ao domingo: 7h30 e 19h30.
Além da cerimônia de elevação, que contará com a presença do bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini, o momento também será marcado pela posse do novo padre responsável pela Paróquia, o padre Emerson Antônio da Silva.
De acordo com padre, que será responsável pela administração da nova Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a elevação representa o maior alcance da igreja para a população, não apenas aos fiéis.
"É de extrema importância a elevação. Nosso bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini tem uma visão muito boa de ampliar os atendimentos da igreja. Com novas paróquias, se tem mais padres e assim, mais pessoas são atendidas", explicou.
Até outubro do ano passado, a Comunidade Sagrado Coração de Jesus era vinculada à Paróquia Santa Rita. Com a elevação e independência, outras comunidades passarão a ser vinculadas à nova paróquia: Comunidade São João Batista, Comunidade Santa Teresinha e a Comunidade Santa Inês.
Desde o início do processo de elevação, a expectativa para a cerimônia que atesta a elevação foi muito esperada pelos fiéis, assim como para o padre. De acordo com o padre Emerson Antônio, o momento é de alegria.
"É uma alegria muito grande servir a comunidade, agora como pároco. Depois de toda a caminhada vocacional, depois de oito anos no seminário sendo acompanhado pela igreja. Assim como eu, os fiéis vivem esse momento com muita expectativa", disse.
Cerimônia
Para oficializar a elevação, a “Missa de Criação da Paróquia” está marcada para às 19h30 do próximo dia 2 de junho, quarta-feira. Por conta da pandemia, a participação presencial dos fiéis será limitada à 25% da ocupação permitida. Para tornar mais acessível aos fiéis que não puderem ir, a cerimônia será transmitida pelo Facebook da futura Paróquia.




Sagrado Coração se torna Paróquia no dia 2 de junho - (Foto: Isabela Oliveira\DS)




