quinta 22 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Política

Salesópolis tem a 1ª mulher trans a presidir a Câmara

Rebecca Barbosa do PDT assumiu cargo no dia 2 de janeiro e vai comandar o Legislativo até o fim de 2024

04 janeiro 2023 - 13h00Por Ingrid Leone - Da Redação

A vereadora Rebecca Barbosa (PDT) foi eleita presidente da Câmara Municipal de Salesópolis, uma das dez cidades do Alto Tietê. A parlamentar é a primeira mulher trans a ocupar o comando da Casa de Leis na cidade de 17,3 mil habitantes.

Barbosa assumiu o cargo nesta terça-feira (2) e presidirá a Câmara dos Vereadores em 2023 e 2024. A votação foi no dia 12 de dezembro, na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal.
A bancada do Partido Liberal (PL), Partido Social Democrático (PSD) e Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) do município votaram em unanimidade. Ela obteve 8 dos 11 votos possíveis.

“Pela primeira vez, na história do Brasil, uma Casa de Leis será presidida por uma mulher transexual”, disse.

Em suas redes sociais, ainda agradeceu. “Até aqui Deus os tem guardado e abençoado, com toda certeza suas bênçãos continuarão a estar sobre nós. Que tenhamos dias bons e compromisso em atender as necessidades do nosso povo”, postou.

Nascida e criada em Salesópolis, a vereadora, que é formada em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes, foi a primeira parlamentar trans a ingressar no Legislativo municipal.

Em 2020, o município foi o primeiro da região do Alto Tietê a eleger uma vereadora transexual. 

Legislativo

Ao todo, 11 vereadores em exercício integram a Câmara Municipal. Do total, são duas mulheres, incluindo Rebecca.

No ano de eleições municipais, em 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já possibilitava a candidatura com o nome social, o que não foi o caso de Rebecca, que utilizou seu nome de nascença por ser mais conhecida.

Agora, irá comandar a função legislativa que consiste em decidir, por meio de Emendas à Lei Orgânica, Leis, Decretos Legislativos e Resoluções, todas as matérias de competência do município.

Deixe seu Comentário

Leia Também