domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Vila Barros

Secretários visitam novo instituto de equoterapia em Suzano

Pedro Ishi e André Chiang conheceram espaço voltado ao tratamento de enfermidades e à estimulação de pessoas com deficiência

28 dezembro 2021 - 19h06Por de Suzano

Os secretários municipais de Saúde, Pedro Ishi, e de Meio Ambiente, André Chiang, realizaram uma visita à unidade de Suzano do Instituto Árion de Equologia e Desenvolvimento Humano. O espaço, localizado na Vila Barros, reúne um grupo de profissionais e cavalos treinados para auxiliar na recuperação e no tratamento de enfermidades físicas e na estimulação de pessoas com deficiência (PCDs) de forma gratuita.

Os representantes da prefeitura foram recebidos pelos responsáveis na manhã do último dia 18 para que pudessem conhecer as instalações que complementam o polo da entidade existente em Poá. Inaugurado em novembro, o local conta com estábulos devidamente preparados para abrigar os cavalos treinados e instrutores e profissionais para cuidar dos animais e atender aos visitantes que buscam os benefícios dos serviços.

Os secretários se mostraram bastante satisfeitos com o ambiente e os benefícios dos tratamentos. A equoterapia é um processo de reabilitação para pessoas a partir do contato com cavalos, em que as experiências têm por objetivo desenvolver a mente e o corpo do participante por meio da convivência com os equinos, seja durante a montaria ou nos cuidados com eles.

Ishi destacou que o processo terapêutico com animais é uma prática comprovadamente eficaz em tratamentos psicológicos e que a chegada de um grupo na cidade é muito importante. “O trabalho que o Instituto Árion faz com as pessoas demonstra o grande potencial de um tratamento muito efetivo. Trabalhar os sentidos e a percepção com profissionais capacitados ao lado de um animal fortalece e muito a parte psicológica de crianças e adultos. Essa ação é algo incrível e muito bem elaborada”, pontuou.

O espaço administrado pelo Instituto Árion recebe visitantes de todas as idades ao longo da semana, buscando complementar tratamentos e conduzir experiências positivas com o estímulo sensorial para jovens e adultos interessados nas práticas oferecidas. Estudos indicam que a terapia é especialmente benéfica às pessoas com deficiência por causa do estímulo da sensibilidade, do afeto e da musculatura do corpo. Entre vários resultados, a equoterapia alcança ótimos resultados em pacientes autistas ao melhorar sua interação social, linguagem e área emocional.

Chiang agradeceu pela recepção e exaltou o tratamento que os animais recebem. “Conhecíamos as atividades desenvolvidas pelo grupo da Árion de longe, e esta foi a primeira vez que visitamos um local especializado nesta prática. Depois de conhecer todo o lugar, posso dizer que o tratamento dado a estes cavalos é próprio para suas atividades, pois estão ajudando a melhorar vidas e relações, sendo parte fundamental deste processo. Só temos a agradecer pelo trabalho feito e terem escolhido nossa cidade para atuar”, disse o secretário de Meio Ambiente.

Deixe seu Comentário

Leia Também