Suzano recebeu sexta-feira (30) mais uma estátua do Pokémon. Desta vez, o lendário Mew apareceu na Praça dos Expedicionários, mesmo jardim onde também foi encontrado um Bulbassauro no último domingo, dia 24 de março. Porém, a estátua sumiu neste sábado (31).
A princípio, a informação veiculada foi de que um suzanense teria homenageado o anime japonês, que também virou jogo na versão Go em meados de 2016. A instalação temporária das imagens teria ocorrido devido a um torneio entre os jogadores da cidade. Contudo, em entrevista ao DS, o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) revelou que se trata de uma parceria entre o município e a empresa detentora da marca. No caso, a Niantic foi contatada pelo jornal para confirmar o relato, mas ainda não houve resposta.
Questionado sobre a possibilidade de fixação das estátuas na praça, Ashiuchi respondeu, em clima de mistério, ainda não ter certeza. Isso porque a instalação dos monstrinhos não dependeria apenas da prefeitura. “O Pokémon é um projeto a nível mundial. Acho que só em Nova Orleans (EUA) apareceu uma vez. É a empresa, a detentora da marca. Tudo eles que escolheram Suzano. Não sou eu quem coloca lá, é oficial”.
O prefeito disse não ter informações sobre o momento exato em que as estátuas são colocadas e nem quem as coloca. Apenas afirmou que se trataria de uma colaboração. “A própria empresa que escolheu a cidade. É uma parceria nossa, e tudo. Mas é um negócio super sigiloso, não dá para ficar falando. Mas tem varias novidades”. Conforme as declarações, a expectativa é de que cidade entre para o mapa do mundo nerd, já que os Pokémons suzanenses são reconhecidos pelos principais sites voltados à comunidade, como o The Enemy- plataforma de games e e-sports do prestigiado Omelete.
“É um ponto turístico, várias pessoas de fora estão vindo ver a estatua. É uma estratégia de marketing para a cidade, para as empresas, para os eventos do gênero, tipo a Comic Con”, continuou o prefeito. Novamente questionado sobre ser uma estratégia de marketing para o município, Ashiuchi ratificou dizendo que classificaria como mais um ponto turístico. “Não deixa de ser (marketing), se você ver o tanto de fotos nas redes sociais. Acho que é mais uma parceria boa para a cidade. Isso ajuda na auto-estima (dos cidadãos)”.
Escolha
Ainda em poucas palavras, o chefe do Executivo deu a entender que a escolha do município para receber as estátuas se deu mediante seleção de cidades interessadas em abrigar os Pokémons. “Se você falar no mundo: ‘preciso colocar uma estátua, na semana do Bulbassauro’. Quantas cidades do mundo você acha que levantarão a mão? - Eu quero o Bulbassauro aqui. Todas vão levantar e Suzano foi escolhida. Aí é prestigio político, contatos, e sorte. São coisas que aprecem”.
O prefeito encerrou a fala ressaltando, mais uma vez, que se trata de uma ação em segredo. “É muito sigiloso, nem minha esposa sabe, nem eu sabia. Fiquei sabendo. É uma coisa muito sigilosa, é uma jogada boa. A empresa que veio, eu não sei quem colocou. Eu sabia que poderia ser Suzano, (porque) era uma cidade concorrendo. Eles chegam e colocaram. Fico feliz em receber uma estatua mundial”.




Pokémon lendário, Mew, aparece na última sexta-feira e some um dia depois - (Foto: Divulgação)




