O eleitorado susanense contou ao DS, na semana passada, o que esperam das eleições deste ano. A auxiliar de limpeza Bruna Marques diz que não está pesquisando informações sobre os pré-candidatos à eleição e prefere votar nulo. “Quando chegar o dia decido para quem vou dar o meu voto”, diz.
A opinião é a mesma compartilhada pelo morador, Murilo de Camargo, que não está acompanhando debates políticos e nem as propostas dos candidatos. “Estou sem televisão, pela internet não acompanho”, opina.
O pedreiro Calisto Raimundo acompanha os debates políticos e os pré-candidatos a presidente. Ainda não definiu em quem vai votar. “Fiz um serviço esses dias e conversando com o patrão, compartilhou que também está indeciso sobre o candidato”, disse.
O técnico de concerto, Naamã Shaniok pressupõe que o voto brasileiro não tem valor, por isso pretende votar em branco. “A gente vota, mas nunca sabe para quem realmente vai”, comenta.
Os jovens estão desacreditados na política atual. É o que compartilha o estudante Guilherme Machado. Ele acredita que na eleição presidencial as mudanças não são visíveis, já para prefeito sim.
“Nesse caso prefiro votar nulo ou branco”, diz.
Para o estudante Ian Lopes, a votação deste ano não faz diferença, prefere pagar a multa. “Vou preferir pagar a multa de três reais a ter que escolher entre esses candidatos”, comentou.
A autônoma Iris Cavalcante ainda não decidiu o candidato. O único desejo da autônoma, é que a situação econômica do país melhore. “Está muito difícil viver no Brasil”, completa. O operador de obra, Cassiano dos Santos conta que escolheu o candidato a presidente. Mas para governador e os cargos do congresso está indeciso.
“Preferia votar nulo a ter que escolher entre esses candidatos. Gostaria que a situação dos país melhorasse”, diz o ajudante geral, Leno Moreira.
O advogado Demerval Costa Ramos diz que já escolheu o nome do candidato a presidente e governador. Segue pensando sobre os nomes para ocupar os cargos nas bancadas. “Tem que ter uma mudança na política, a população precisa ter voz ativa”, completa.
A mesma opinião é compartilhada pelo proprietário da Suzan Tec, Davi Turina, para presidente já tem um nome escolhido. “Para governador estou pesquisando os candidatos”, conta.




População está indecisa com relação as eleições deste ano - (Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano)




