A Prefeitura de Suzano, por meio da Controladoria Geral do Município, disponibiliza em seu site oficial (www.suzano.sp.gov.br) um novo canal eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), voltado ao acolhimento de pedidos de acesso a informações públicas de maneira rápida e simplificada. A novidade garante mais transparência e interação com o governo municipal.
O novo e-SIC permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de informação para a Prefeitura de Suzano. O sistema também está integrado à plataforma Fala.BR (falabr.cgu.gov.br), anunciada na cidade no mês passado, representando um avanço na transparência da gestão, oferecendo a oportunidade de acesso a informações públicas e requerimento de serviços de uma forma simplificada, de acordo com o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos (Lei 13.460/2017) e os protocolos estipulados pela Controladoria Geral da União (CGU).
Para acessar o e-SIC e solicitar informações, basta clicar no ícone “Acesso à Informação” disponível no canto superior direito do cabeçalho do site www.suzano.sp.gov.br.
Ao ser redirecionado, além do pedido de informação, o usuário também terá acesso a uma página que dispõe de ícones voltados à plataforma “Fala.BR”, que recebe diferentes tipos de manifestações; ao “e-Protocolo”, que garante a consulta e acompanhamento de protocolos; à “Transparência”, que traz o controle de ações do governo municipal, à “Carta de Serviços”, que apresenta os serviços da administração suzanense; e ao site www.suzanocoronavirus.com.br, que traz dados sobre a pandemia na cidade.
Vale lembrar que a Controladoria Geral do Município ainda mantém o acolhimento de demandas no e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br, no telefone 0800-774-2007, no Portal do Cidadão e no aplicativo Cidadão Online, disponível para os sistemas Android e IOS. Já o atendimento presencial, sediado no próprio órgão localizado na rua Baruel, nº 126, segue suspenso devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O prefeito Rodrigo Ashiuchi reforçou a importância da novidade, sendo mais um instrumento facilitador. “Estamos trabalhando para facilitar a vida da população. Nos propomos a avançar na transparência ativa da cidade e na modernização de processos, garantindo que as pessoas tenham cada vez mais compreensão e proximidade com a administração suzanense”, finalizou.




Suzano abre canal e-SIC e facilita acesso à informação - (Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano)




