O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) apresentou, esta semana, à MRS Logística, proposta para a criação de um acesso subterrâneo para veículos entre a Avenida Senador Roberto Simonsen e a Avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66). O objetivo é facilitar a locomoção de quem vive na região do Casa Branca. Ele também solicitou viaduto na saída da Estrada Governador Mário Covas, em Poá.
A reunião virtual com a MRS Logística foi para tratar dos trabalhos da concessionária na cidade.
Segundo o prefeito, na oportunidade, foi anunciado um investimento de aproximadamente R$ 200 mil por parte companhia para o Fundo do Idoso e a construção de um viaduto na Rodovia Índio Tibiriçá, no bairro Palmeiras, cujo anúncio já havia sido feito em agosto deste ano.
O prefeito também aproveitei para solicitar mais dois projetos para Suzano: a criação de um espaço esportivo e de lazer na região de Palmeiras, buscando locais adequados para as crianças e as famílias praticarem esportes; e também a construção de uma alça de acesso ao viaduto Leon Feffer, para o motorista que vem da Avenida Jorge Bei Maluf, sentido bairro-centro Suzano.
Agosto
Em agosto deste ano, a Prefeitura de Suzano foi comunicada pela empresa MRS Logística que há um projeto em andamento para a construção de um viaduto ferroviário sobre a Rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), no distrito de Palmeiras, para trens de carga. Quando o futuro acesso for concluído, será possível eliminar a passagem de nível existente no trecho onde a linha férrea cruza a pista.
O anúncio foi feito por representantes da companhia, em videoconferência que contou com as participações do prefeito, do deputado federal Márcio Alvino e do secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira. Na ocasião, durante o encontro virtual, o gerente geral de Relações Institucionais da MRS, José Roberto, apresentou a intenção de executar obras para melhoria da mobilidade urbana tanto na região sul de Suzano quanto no município de Itaquaquecetuba.
O viaduto de transposição ferroviária, segundo o representante da empresa, promoveria o acesso de trens de carga à sede da Companhia Regional de Armazéns Gerais e Entrepostos Aduaneiros (Cragea), que fica às margens da SP-31, eliminando a necessidade da passagem de nível que existe na altura dos bairros Parque Palmeiras, Vila Fátima e Parque Buenos Aires.
De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, todos os trâmites envolvendo a aprovação do projeto e sua execução serão tratados entre a empresa, o governo federal – por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – e o governo do Estado, uma vez que a rodovia é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).




Proposta é ficar entre a SP-66 e a Avenida Roberto Simonsen perto do Parque Max Feffer - (Foto: Regiane Bento/DS)




