Os feriados e pontos facultativos no calendário de 2023 somam 21 dias, prevê decreto da Prefeitura. Deste total, 14 são feriados e sete são pontos facultativos. Entre datas nacionais, estaduais e municipais.
Só em Suzano, são 12 datas, lembrando que os pontos são somente para os trabalhadores da administração pública.
As paralisações começaram no dia primeiro de janeiro com a Confraternização Nacional. Neste mês ainda, no dia 20, tem São Sebastião, Padroeiro da Cidade.
CARNAVAL
Tão aguardado pelos brasileiros, o Carnaval começa no dia 20 de fevereiro e termina na quarta-feira de Cinzas, às 13 horas. As datas podem ser alteradas pelo próprio município.
ABRIL, MAIO, JUNHO E JULHO
Entre os meses do meio do ano, abril tem São Francisco de Paula e Sexta-Feira Santa, ambos em Suzano, e um feriado nacional, de Tiradentes.
Logo no primeiro dia de maio acontece o Dia Mundial do Trabalho.
Junho tem Corpus Christi e julho, no dia 9, o único feriado estadual, a Data Magna do Estado de São Paulo.
ÚLTIMOS MESES DO ANO
Entre as datas municipais, 15 de outubro é o “Dia do Professor”, somente para os profissionais da educação de Suzano, e 28 do mesmo mês é “Dia do Funcionário Público”. Além da Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, no dia 12.
Nos últimos meses do ano, tem Independência do Brasil em setembro. Finados, Proclamação da República e o Dia da Consciência Negra em novembro.
Os trabalhadores também param nos dias 24, 25 e 31 de dezembro nas celebrações de Véspera de Natal, Natal e véspera do Feriado Nacional de Ano Novo.
EXPEDIENTE SUSPENSO
Suzano suspendeu o expediente dos funcionários da administração, exceto os serviços essenciais, nos dias 9 de junho, 8 de setembro, 13 de outubro e 3 de novembro. Essas datas são depois de feriados.
Os serviços de urgência-emergência, de guarda e proteção patrimonial do município, funerário local e os outros essenciais continuam normalmente.