domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Transporte promove melhorias em mais de 500 vias públicas entre maio e agosto

Balanço de ações do 2º quadrimestre do ano foi apresentado nesta segunda-feira (17/11), na Câmara de Suzano; informações foram compartilhadas pelo secretário Claudinei Galo

18 novembro 2025 - 17h59Por da Reportagem Local

A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana apresentou nesta segunda-feira (17/11), durante audiência organizada pela Câmara de Suzano, o balanço das ações realizadas no 2º quadrimestre de 2025, destacando que o trabalho promoveu melhorias em 537 vias públicas, contando as intervenções nos pontos de sinalização e a Operação Tapa-Buraco, que chegou a 201 vias de 107 bairros.

As informações foram compartilhadas pelo titular da pasta, Claudinei Galo, que estava acompanhado do coordenador operacional, Leandro Carvalho; do coordenador de Transporte, Júnior Abreu; e da coordenadora de Planejamento, Miriam Arata.

A atividade foi conduzida pelo presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana do Legislativo, Denis Cláudio da Silva, o Filho do Pedrinho do Mercado; e contou com a presença do presidente da Câmara, Artur Takayma; do vice-presidente, Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; assim como dos vereadores Jaime Siunte; João Batista Nogueira de Azevedo, o João Sabugo; e Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG.

Nesta oportunidade, foi destacado junto aos parlamentares que, do total de vias contempladas pelos serviços executados no período, 252 receberam ações de aprimoramento dos pontos de sinalização horizontal. As ações nas ruas garantiram a revitalização de 109 redutores de velocidade e de 308 faixas de pedestre.

A audiência ainda trouxe os números referentes ao trabalho voltado à sinalização vertical, que alcançou 215 vias com a instalação de placas de trânsito e de placas toponímicas, que identificam o nome de ruas e praças. Também houve referência aos três abrigos de ônibus que foram construídos e aos 23 revitalizados entre maio e agosto.

Conforme foi demonstrado, a atuação das equipes teve especial atenção com as pessoas deficientes e idosas. A apresentação do balanço revelou que 24 vagas especiais foram revitalizadas e que 17 ruas foram contempladas com intervenções que facilitam a travessia desse público, com a construção de 12 novas rampas de acessibilidade e revitalização de 43 já existentes.

Neste quadrimestre, ainda foram emitidas 135 novas credenciais para pessoas com deficiência e renovadas outras 242; assim como foram emitidas 346 novas credenciais para pessoas idosas e renovadas outras 631.

Por fim, a apresentação mencionou as ações organizadas pelo Departamento de Educação para o Trânsito, que destacou a campanha Maio Amarelo. Neste ano, houve ação em defesa das vagas prioritárias, um simulador de impacto no polo Suzano da Escola Técnica Estadual (Etec), apresentações de teatro de fantoche em parceria com o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) e o projeto “Na pista certa”, desenvolvido junto à Fundación Mapfre, que orientou crianças sobre regras de trânsito de maneira lúdica e divertida.

O secretário frisou que o balanço mostrou o compromisso da pasta em proporcionar as condições adequadas para a circulação dos motoristas pelas vias públicas. “Nossa atuação abrange toda a cidade e garante as melhorias necessárias nos pontos de sinalização e na condição das vias, para que possamos manter a fluidez no trânsito e a segurança para condutores e pedestres”, afirmou Galo.

Deixe seu Comentário

Leia Também