O transporte público de Suzano opera com 70% dos ônibus durante a fase emergencial, segundo a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana. Com o objetivo de reduzir o número de passageiros no interior dos ônibus, a pasta pretende diminuir o número de intervalos nos pontos de parada. O transporte complementar (vans) segue operando com 100% da frota.
“O decreto municipal nº 9.586/2021 prevê em seu artigo 4º a ampliação da quantidade de viagens na cidade para diminuir os intervalos nos pontos de parada”, informou a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Suzano.
O intervalo entre os ônibus é de 15 minutos e pode demorar até mais de uma hora. A pasta informou que adotou medidas para evitar o contágio da Covid-19. O órgão exige que os passageiros permaneçam sentados no interior do veículo, uso obrigatório de máscara e o respeito ao distanciamento social. Além disso, a secretaria garante estar reforçando a fiscalização, visando o cumprimento das medidas.
O DS também entrou em contato com a Empresa de Transportes Urbanos (EMTU), mas a empresa não respondeu até o fechamento desta reportagem.
Passageiros
Na opinião de passageiros, durante o dia o movimento dentro dos coletivos é baixo. A situação começa a ficar ruim no horário de pico. Outro fator que incomoda os passageiros, é o tempo de intervalo entre os ônibus. As vans lotadas também têm gerado crítica por parte dos usuários.
Morador do Jardim Monte Cristo, Narciso Vieira pede uma revisão nos horários. “O ônibus demora muito. Deveria organizar os horários. Durante o dia não está muito lotado, mas piora no horário de pico”, disse.
Joselito Loyola não costumar utilizar o transporte público, mas quando há necessidade sempre encontra o ônibus cheio. “Depende muito do horário. Já peguei bastante ônibus lotado. Sempre no horário de pico”.
Ana Cristina mora no bairro da Quinta Divisão. Para ela, seria necessário aumentar a frota na linha. “Lá, quando tem, vem cheio. Chego a esperar uma hora. Deveria aumentar um pouco o número da frota, pelo menos nessa linha”, opinou.
Para este caso, a Prefeitura informou que a o número de ônibus da empresa responsável pelo transporte em Suzano “acompanha a demanda de passageiros nas linhas”. Segundo a Prefeitura, nesta região do Distrito de Palmeiras são as seguintes linhas: 12TR Terminal/Duchen via Jardim Brasil e a 15TR Terminal/Duchen-Vila Ipelândia.




Transporte público opera com 70% dos ônibus durante a fase emergencial - (Foto: Regiane Bento/DS)




