domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Trens lotados da CPTM preocupam passageiros da estação de Suzano

Preocupação é maior nos horários de picos. CPTM mantém medidas de prevenção ao vírus nos trens e estações

23 agosto 2021 - 23h20Por Thiago Caetano - da Região
Uma das principais reclamações durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a superlotação dos trens ainda é motivo de preocupação dos passageiros. A preocupação é maior nos horários de picos. Por isso os passageiros seguem se prevenindo da Covid-19.
 
É o caso do professor de educação física William Tavares, de 42 anos. Para ele, é impossível o trem não ficar lotado nos horários de pico. “A maioria sai do trabalho neste horário. O período das 18 às 19 horas é bastante complicado”, disse.
 
Tanto na ida quanto na volta ao serviço, o professor não tem dificuldade. “Entre 14 até às 15 horas o movimento é bem tranquilo. Tem lugar para sentar e não é tão cheio. Saio por volta das 22 horas. Neste horário está um pouco cheio, mas nada de alarmante”.
 
Cheio ou não, Tavares prefere não arriscar e mantém os cuidados de prevenção à Covid-19. “Tanto quanto meu filho usamos máscara. Não só para cuidar da gente, mas do próximo. Vamos permanecer assim até a ordens dos médicos”, afirma. 
 
Flavia Rodrigues, de 40 anos, tem percebido um aumento maior no movimento nos últimos dias. Ela acredita que, com menos restrições, as pessoas estão saindo mais e afirma que utilizará a máscara até mesmo após a pandemia. “Está mais cheio. Agora com menos restrições as pessoas estão saindo mais. Estou sempre de máscara e mesmo depois que acabar vou continuar usando”.
 
Mesma atitude seguida pelo pintor Alexandre da Silva. “Fico sempre de máscara. Não tem jeito. Está sempre lotado, principalmente em horário de pico. As pessoas dependem dos trens”, conta.
 
O aposentado Renato Garcia também não tem dado chance para o azar e mantém os cuidados. “No horário que utilizo é mais tranquilo. Mesmo com o avanço da vacina, sigo utilizando máscara. Prefiro assim”, finalizou.
 
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ressaltou que mantém uma rotina intensa de higienização frequentes em catracas, bilheterias, pisos, corrimãos das escadas e trens nas modalidades LEV (Limpeza entre Viagens). O serviço ocorre nas pontas das linhas, onde é feito a limpeza de balaústres, pega mão e pisos.
 
Outro serviço executado segundo a CPTM é a Limpeza Diária de Manutenção. O serviço é executado no período noturno em pátios, oficinas e estações conforme as composições são recolhidas ou após passarem por manutenção.
 
Também é executada a Limpeza Corretiva (LC) feita diariamente, dia e noite. Trata-se de uma limpeza mais profunda nos lavradores dos trens. Além disso, a CPTM mantém, em todas as estações, recipientes com álcool em gel para os passageiros.
 
A empresa reforçou ainda que, desde o início da pandemia, tem realizado ações visando conscientizar os passageiros, como: mensagens de orientação alertando sobre a contaminação do vírus, modos de prevenção, cuidado e percepção dos sintomas. A CPTM também criou uma comunicação visual para avisar sobre o uso obrigatório de máscaras nas estações e nos trens.

Deixe seu Comentário

Leia Também