domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Trens no Alto Tietê terão intervalos de 3 min, prevê concessão de linhas

Atualmente, o trecho entre Luz e Guaianases possui intervalo médio de 3,5 minutos e sete minutos de Guaianases a Estudantes

18 fevereiro 2025 - 22h00Por Da Reportagem Local

A concessão do Lote Alto Tietê, que abrange as linhas 11, 12 e 13 de trens urbanos, contempla a redução dos intervalos entre os trens que operam atualmente nas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A informação é do Governo do Estado.

A Linha 11-Coral terá viagens a cada três minutos no trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano e redução para seis minutos entre os trens no trecho de Suzano a Cezar de Souza. Atualmente, o trecho entre Luz e Guaianases possui intervalo médio de 3,5 minutos e sete minutos de Guaianases a Estudantes.

Já na Linha 12-Safira, atualmente, o intervalo entre os trens é de cinco minutos entre Brás e Itaquaquecetuba e 10 minutos entre Itaquaquecetuba e Calmon Viana. Com a concessão, o intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba passará para 3 minutos e 15 segundos e 6,5 minutos entre Itaquaquecetuba e Suzano.

Na linha 13-Jade, o intervalo entre os trens será reduzido para 10 minutos. Hoje a linha opera com intervalo de 15 minutos. A linha será ampliada nos dois sentidos e ligará Gabriela Mistral até Bonsucesso. O Expresso Aeroporto terá seu intervalo reduzido para 30 minutos, com viagens a cada meia hora entre Palmeiras-Barra Funda e Aeroporto-Guarulhos no horário de vale e uma hora no horário de pico. O Expresso também ganhará uma nova parada na futura estação Gabriela Mistral, tendo integração com as linhas 2-Verde de metrô e 12-Safira de trens urbanos.

INVESTIMENTOS

A concessão do Lote Alto Tietê prevê R$ 14,3 bilhões em investimentos e melhorias para a população, além da extensão de 25,7 km de novos trilhos. Juntas, as três linhas devem transportar 1,3 milhão de passageiros por dia em média útil até 2040.

Deixe seu Comentário

Leia Também