Moradores cobram limpeza de um terreno particular da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (ISA Cteep), na Vila Fátima, no Distrito de Palmeiras, em Suzano. O terreno está localizado no final da Rua Santa Júlia.
Por lá, o mato está bastante alto e também há descarte irregular de lixo. A situação tem atraído animais peçonhentos como cobras e aranhas, além da infestação de pernilongos. Corpos de animais mortos também são jogados por ali, causando um grande incômodo para quem vive nas proximidades do terreno. Móveis também são descartados no local.
Zilda Borges Pereira Jesus é uma das pessoas que sofrem esses problemas. Ela mora no bairro desde 2007.
Segundo a moradora, reclamações foram feitas, mas até o momento nada foi feito. Ela conta que uma cobra chegou a invadir sua residência. “Tem muito mato e muita sujeira. Já entrou cobra no banheiro de casa. Ninguém toma providência alguma. É um descaso muito grande. Nunca vieram limpar”, disse Zilda.
Para conseguir dormir a noite, Zilda precisa utilizar um ventilador para espantar os pernilongos. A maior preocupação, porém, são as cobras. Ela vive com sua filha, de 22 anos, e com o filho de 28. “Entra muito bicho aqui. Ponho veneno e para espantar os pernilongos eu preciso usa o ventilador. Mas a preocupação são as cobras. Não consigo dormir à noite”, conta.
Vizinha de Zilda, Maria da Paz também sofre com a situação. Segundo a moradora, oito cobras foram encontradas em sua casa. Ela vive no bairro há 32 anos, sendo que 15 deles, na residência ao lado do terreno. “Está difícil a situação. Tenho que fica matando cobra. E eu só sei que elas entram em casa por causa do meu cachorro. Ele fica latindo e logo sei do que se trata”, disse Maria.
Jordão da Silva tem certeza que a aparição dos animais é por conta da quantidade de lixo descartado no local. “É muito bicho. Rato, aranha, cobra. Tá muito difícil viver aqui. Eles jogam lixo aí e atrai esses bichos”.
Cteep
A Cteep confirmou que o terreno é de responsabilidade da empresa.
A companhia informou que uma equipe irá até o local para verificar o terreno e, caso haja necessidade, tomará as providências.
A companhia afirmou que “realiza manutenção periódica em instalações sob sua responsabilidade”.
A Cteep pede a colaboração por parte da população, para que seja denunciado as “práticas ilegais de descarte de materiais sob linhas de transmissão de energia”.




Vila Fátima cobra limpeza de terreno da Companhia de Transmissão de Energia - (Foto: Regiane Bento/DS)




