sábado 27 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Promessas de novos hábitos

21 dezembro 2023 - 05h00

Final de ano é período de balanços e projetos. Geralmente um balanço do ano que passou: as conquistas, percalços, desafios, oportunidades aproveitadas e perdidas, a vida cotidiana, leituras realizadas, retomada de antigos contatos, conversas, encontros e desencontros também.
Sobre os projetos, aparecem listas de livros e contos para leitura e releitura, pequenos passeios e esforços para a criação de rotinas mais saudáveis.
Sem muita ciência ou acesso a pesquisas, ano passado tentei seguir indicações de uma velha amiga do Ensino Médio: diariamente fazer 1 hora de exercícios; tomar 2 litros de água; beber 3 copos de chá; comer 4 frutas; servir-se de 5 refeições; ouvir 6 canções inspiradoras e motivadoras; permitir-se 7 minutos de risadas; dormir 8 horas; ler 9 páginas de um livro; e finalmente fazer 10 minutos de reflexão. Se bem observado, tem uma sequência de 01 a 10. Nada bem explicado. Parecem versos filosóficos indecifráveis. Mas tentei seguir.
Recentemente li pesquisa de Xuan-Mai T. Nguyen da Carle Illinois College of Medicine (EUA) na qual ela indica o investimento em 8 hábitos para aumentar expectativa de vida: eliminar o fumo, praticar exercícios físicos, contar com boas relações sociais, não abusar do álcool, dormir bem, manter dieta saudável, controlar o stress e não se viciar em medicamentos opioides (OESP, 12/08/2023).
Se bem observado, apesar de pesquisa rigorosa, realizada em longo prazo (entre 2011 e 2019) e com grande amostra populacional (quase 720 mil pessoas com idade entre 40 e 99 anos), o resultado é uma lista que ainda carece de precisão.
Em ambas as listas, combinadas, encontram-se as recomendações ancestrais: hidratar-se; certamente comer alimento local, sem agrotóxico e pouco processado; movimentar-se; divertir-se; e dormir. Além disso, eliminar o fumo e reduzir o álcool.
Há recomendações para todos os gostos. Na área alimentar, algumas pesquisas indicam 5 refeições diárias; outras afirmam importante a eliminação dos pós brancos: sal, açúcar e farinha de trigo processada.
Uma revisão da literatura sobre exercícios físicos e caminhadas desenvolvida por Seth Shay Martin da Johons Hopkins Medicine concluiu que caminhar 4 mil passos por dia, ou seja, em torno de 3 Km ou aproximadamente 40 minutos (dependendo do caminhante) reduz risco de morte por qualquer causa (OESP, 22/09/2023). Apesar das recomendações, artigo publicado em agosto deste ano na Revista Brasileira de Epidemiologia e Serviços de Saúde indicou que apenas 26% dos brasileiros seguem recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de fazer pelo menos 150 minutos de atividade física por semana e que 60% não praticam qualquer esporte.
Enfim, abundam pesquisas e recomendações. Eu procuro fazer pequenas listas e esforços intermináveis para novos hábitos, geralmente nesses balanços e promessas de final e início de ano.
O desenvolvimento de hábitos saudáveis nunca me pareceu simples. No entanto eu não gosto tão-somente da responsabilização individual. Invariavelmente somos atropelados por propagandas de Fast-Food, outras vezes não encontramos lugares adequados para a prática sequer da caminhada, como um circuito verde e calçadas espaçosas. Então, a presença do Estado regulador e promotor de políticas públicas para a saúde, esporte e lazer pode contribuir enormemente para o desenvolvimento de hábitos saudáveis.
Por enquanto vou pensando nas minhas listas de atividades para o próximo ano e buscando fazer promessas dos novos hábitos.