sábado 27 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Que demora!

14 dezembro 2023 - 05h00

Os 4.830 ônibus de São Paulo em suas 1.175 linhas passarão a circular com gratuidade de passagem aos domingos a partir do dia 17 de dezembro, ou seja, passarão a circular com "tarifa zero".
Em termos práticos e operacionais, o passageiro encostará o bilhete no aparelho da catraca para fins estatísticos. Para o usuário sem bilhete único, terá o cobrador com bilhete de bordo. Caso não haja cobrador, o passageiro será liberado pelo motorista.
O governador do Estado, ainda que fora de sua alçada de governo, manifestou-se contra a medida do prefeito da capital dizendo que "tarifa congelada há muito tempo prejudica saúda das empresas" e completa afirmando que não consegue ver o sistema funcionando com 8,3 milhões de passageiros circulando gratuitamente. O governador desinforma e mistura os assuntos.
A medida do prefeito é um típico jogo "ganha-ganha": ganha o prefeito eleitoralmente; ganham os passageiros pela gratuidade; ganham as empresas já subsidiadas.
Medida de gratuidade e resistência de outros poderes não são novidades em São Paulo. Em 1991, Luiza Erundina à frente da prefeitura implementou a gratuidade em cinco linhas de ônibus na Cidade Tiradentes, atendendo mais de 200 mil habitantes da Zona Leste de São Paulo. A Câmara Municipal de São Paulo foi contrária à expansão da experiência, extinta no início do governo Celso Pitta.
Como, muitas vezes, olhamos o mundo a partir do chão que pisamos e das paisagens que vemos, eu não me canso de ter Suzano como referência. 
Assim, ao ler a notícia sobre o município de São Paulo em 2023 lembro-me de Suzano em 1993.
Em 1993, o então vereador Paulo Caldas propôs a "Catraca Livre". Era uma proposta modesta mas inovadora nos moldes de Suzano: "Catraca Livre" em todos os ônibus de Suzano no último domingo de cada mês no período pós meio dia. O argumento era simples: aos domingos pouca gente usa o ônibus. Então ele é subutilizado, operando muito abaixo de sua capacidade. Na outra ponta, o domingo é usado para descansar com a família, amigos, passear, descontrair-se. 
Assim, a "Catraca Livre" permite que as pessoas se desloquem para encontrar amigos e familiares, visitar seus vivos e seus mortos (Cemitérios) sem aumentar o custo operacional dos ônibus obrigatoriamente em circulação. Segundo argumento do vereador, a medida ainda poderia estimular o estudo da geografia da cidade. Na ocasião, o vereador explicitou que a medida já havia sido adotada em São Vicente (SP) e Porto Alegre (RS). Em Suzano, a medida não foi acolhida pelo Poder Executivo.
Assim, juntando as pontas, na passagem desses 30 anos, percebo que determinadas ideias demoram para ganhar corpo e concretizarem-se na forma de política pública e nem sempre ocorrem nos lugares esperados. A implementação das políticas públicas é muitas vezes demorada. Em Suzano ainda não chegou, sequer uma vez por mês. Que demora!