sexta 03 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 03/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Tempo de novos hábitos

10 janeiro 2023 - 05h00

Enfim vamos nos acomodando ao novo ano, cheio de novidades, temos novo presidente, novos governadores para os Estados, deputados alguns reeleitos e já conhecidos e alguns novos inclusive na idade, que nos faz acreditar em mudança e na renovação das ideias.
Então é tempo de aproveitar a vida, para quem sempre a levou tão a sério isso é um pouco difícil, mas preparamos as malas e nos enchemos de perspectivas fazendo o roteiro de nossos passeios.
Buscando novos lugares, percorrendo caminhos desconhecidos, imaginando o que vamos encontrar nos destinos escolhidos e que nunca tivemos oportunidade de conhecer.
Certamente teremos possibilidade de conhecer pessoas, observar com mais calma tudo que nos cerca, inclusive nas estradas, afinal a pressa desta vez não nos acompanhará, vamos guarda-la numa caixinha aqui em casa e manter a chave num local seguro.
Vamos usufruir o tempo de maneira tranquila, parando para um café num lugar aconchegante, almoçar nalguma paragem diferente, a comida simples, talvez preparada no fogão à lenha e servida numa mesa de madeira rustica gasta pelo tempo e pelo uso.
Depois podemos sentar durante um tempo naquele banco em frente ao lago ou quem sabe observar o pequeno riacho que corre languidamente rumo ao rio onde pretende desaguar suas mansas e límpidas águas, fortalecendo assim o recebedor que já vem de longo caminho.
Deitar e dormir em paz sem a preocupação de levantar para cumprir compromissos e obrigações, nem mesmo ter que preparar o café, que certamente estará nos esperando na mesa farta e bem posta, que vai agradar os olhos e o estomago que ficará satisfeito por bom tempo.
Andar pela cidade do interior, nas ruas bem mais calmas que as da nossa cidade, parando na praça em busca de um banco onde ficaremos olhando o ir e vir da passarada, o seu canto alegre, as mamães ensinando seus bebes voarem, enquanto as mamães humanas amamentam seus filhotes aconchegados junto ao seio, bem próximos do coração, onde muito amor emana e se pode ver em seus olhos iluminados. Aqueles senhores sentado pouco adiante certamente também irão nos observar, conhecem todos os moradores da cidade, sabem que somos como dizem forasteiros... 
Teremos tempo para olhar as vitrines que ainda mantém o jeito simples, porque ali todos buscam o que procuram e não é necessário publicidade e estardalhaço, os compradores e compradores são velhos conhecidos e vendedores já sabem até suas medidas.
Com calma nos prepararemos para ir em busca de um novo destino, aproveitando o entardecer mais fresco e podendo acompanhar o por do Sol, que certamente terá outras nuances, em alguns lugares ele se despedirá por sobre as mansas aguas de um lago, noutro talvez numa montanha, noutro numa pequena e densa mata, só Deus sabe o que nos espera nesse passeio aleatório que vamos empreender cheios de expectativas e curiosidade, O tempo agora mais generoso terá toda paciência conosco, não vai nos cobrar celeridade, sabe que a idade já chegou e nos tornou mais lentos e mais observadores, rumamos devagar, o importante será viver com intensidade cada momento, usufruindo o perfume das flores da cada lugar, nos alegrando com as peraltices das crianças que não nos pertence e tendo tempo para recordar nossos bons momentos nas imagens que certamente passarão por nossas memórias.